Chico Lopes indicado membro titular da CPI da ANEEL, que investigará tarifas de energia
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) é o único parlamentar cearense indicado para integrar, como membro titular, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da ANEEL. A CPI investigará a formação das tarifas de energia elétrica no Brasil, questionando a a
Publicado 10/06/2009 21:25 | Editado 04/03/2020 16:34
A CPI da ANEEL, ou CPI das Tarifas de Energia, também tem como meta investigar por que, no contexto atual, a tarifa média de energia elétrica paga no Brasil é superior à de nações do chamado G7 – o grupo dos sete países considerados em mais avançado estágio de desenvolvimento no mundo. Uma vez indicados os parlamentares para integrar a CPI, a expectativa agora é pela reunião de instalação da comissão, que, segundo o deputado Chico Lopes, deve acontecer na próxima semana.
“Fizemos uma grande mobilização para que esta CPI fosse instalada, por entender que é enorme a gravidade desse problema”, destaca Chico Lopes. “Sempre batemos nessa tecla: a cada reajuste da energia, o consumidor residencial e as empresas saem prejudicadas por novos aumentos, até acima da inflação. Ocorre toda uma luta contra o reajuste, mas o ponto fundamental, que é a autorização da ANEEL para que as companhias de energia aumentem seus preços, acaba de certo modo escapando à discussão. E aí a situação continua, a cada ano”.
Necessidade de mudanças
Para o deputado, essa situação, verificada no cenário pós-privatização das companhias de energia em diferentes estados, mobilizou de tal modo a sociedade que a CPI surgiu como um caminho para tentar mudar essa realidade. “Essa CPI vai ter uma importância muito grande para aprofundar o debate sobre as agências reguladoras, a partir do caso da ANEEL, e para investigar esse processo de autorização de reajustes, através de fórmulas questionáveis para calcular os valores das tarifas”, ressalta.
“O relacionamento entre a ANEEL e as empresas de energia também deixa muitos questionamentos, que vamos procurar esclarecer. Assim como vamos investigar por que o preço da energia subiu, com as privatizações, a ponto de onerar muitas empresas, prejudicando a produção no Brasil, o desenvolvimento do País”.
Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE