Bahiagás amplia fornecimento de gás natural

A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás fornece gás natural desde o dia 27 de maio a uma base de compressão exclusiva para o carregamento de carretas-feixe com gás natural comprimido – GNC. “Trata-se de uma modalidade de abastecimento que amplia a áre

Instalada na Base Petrobahia Pojuca, a 68 km de Salvador, a nova modalidade de transporte do gás dá continuidade ao projeto já implantado em Santo Antônio de Jesus, Valença, Vera Cruz e Itaberaba ano passado. A logística funciona da seguinte maneira: a empresa fornece o gás natural em seu estado bruto para os postos de abastecimento, os quais, por sua vez, cuidam da compressão e posterior transporte em carretas para a comercialização e distribuição do produto sobre a forma de GNC. Efetivada a venda, o gás é, então, novamente descomprimido e retorna ao estado natural para consumo; seja industrial, automotivo, comercial, residencial ou como co-gerador de energia.


 


Esses municípios somam-se aos outros 16, incluindo a capital, nos quais a Companhia já fornece o gás natural. A meta da empresa é ampliar ainda mais o conjunto de cidades beneficiadas a partir das conclusões da obra do Gasene – gasoduto que vai ligar a rede de gasoduto do nordeste e com a do sudeste. “A previsão é de que, no primeiro trimestre de 2009, o Gasene já esteja implantado, assegurando a ampliação do fornecimento de gás natural a todas as cidades atingidas no Recôncavo, Sul, parte do Sudoeste e Extremo Sul do Estado”, adianta Magalhães. As obras já estão em andamento e com o devido licenciamento ambiental.


 


Parceria


Concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, a Bahiagás se aliou a outras duas “gigantes” do setor – a Petrobahia e a Neogás – para consolidar o fornecimento na Base Petrobahia Pojuca. Vale ressaltar que se trata de uma é uma fonte de energia limpa, e que representa 14,5% da matriz energética da Bahia, segundo o último Balanço Energético do Estado (2008).


 


Fundada em 1996, a Petrobahia foi uma das primeiras distribuidoras regionais a entrar em operação no país. Hoje, a empresa conta com uma rede com mais de 160 postos revendedores, espalhados entre os estados da Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Piauí. Os seus cerca de 200 clientes ativos estão distribuídos entre grandes consumidores e postos de bandeira branca. A Neogás, por sua vez, é pioneira no desenvolvimento de tecnologias para transporte de gás natural comprimido. Com fábrica em Caxias do Sul (RS), a empresa tem projetos em operação na China, Malásia e Tailândia. No Brasil, existem projetos em parceria com diversas concessionárias estaduais para a expansão do consumo do gás natural.


 


De Salvador,


Camila Jasmin