Sem categoria

SEMINÁRIO DEBATE O NEGRO E O SOCIALISMO

Foi realizado no último sábado 30 de maio, no auditório do Sinpro – Sindicato dos Professores, Vitória, ES. O seminário com o tema “o Negro e o Socialismo”, foi uma realização da Unegro-ES (União de Negros pela Igualdade) com o objetivo de debater com os partidos políticos que tem como bandeira de luta o socialismo, a luta antiracista, emancipacionista e classista, na atualidade.

UNEGRO do ES

Neste primeiro encontro o Presidente Estadual do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), Ronaldo Barbosa, foi o convidado da Unegro. Para o dirigente comunista “com o fim da escravidão os negros foram abandonados e colocados á margem de uma sociedade que começava a se industrializar, o negro saiu das senzalas para os porões, cortiços e favelas. De escravo a trabalhador violentamente explorado e mal remunerado, do cativo ao desemprego ou para as atividades informais e degradantes, de principal trabalhador a vagabundo, livrou-se da violência do senhor, mas encontrou a violência das polícias, das prisões, dos linchamentos, da morte. Para o PCdoB o socialismo é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária, no momento atual os negros e afrodescendentes permanecem na base da pirâmide social. Sendo assim, a questão racial é também um aspecto da luta de classes”.

Em 2008 a Unegro completou vinte anos de existência no Brasil, fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, Bahia, por um grupo de militantes do Movimento Negro para articular a luta contra o racismo com a luta de classes e contra as desigualdades de gênero. Segundo Adriana Silva atual Coordenadora Geral no Estado e integrante do Conselho Deliberativo na Coordenação Nacional “no último 15 de maio, completamos cinco anos no Estado, ao longo desta existência temos desenvolvido uma série de ações buscando o avanço da consciência política da população negra, acreditamos que através da atividade política os negros podem romper com o ciclo cumulativo da reprodução das desigualdades que sofremos desde o fim da escravatura".

Para a primeira coordenadora da entidade no Espírito Santo, Maria da Penha Frinhani “é muito gratificante, ver que nosso trabalho tem dados frutos, no nosso primeiro congresso em 2007 estávamos presentes em três municípios do Estado, hoje estamos em treze. Somos uma entidade em fase de crescimento, crescimento que tem contribuído teórica e politicamente com o conjunto do movimento.” Maria da Penha atualmente é a coordenadora de educação da Unegro-ES, pedagoga de formação é diretora do CMEI “Darcy Vargas” em Santo Antônio, Vitória. Escola que tem se tornado referência na implantação da Lei 10639/2003 que inclui nos currículos escolares o ensino da “História e Cultura da África e Afro-Brasileira”.

Representantes de vários segmentos compareceram ao seminário. O vereador de Vitória pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro – Juarez Vieira, o representante do CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Solidariedade dos Povos em Luta pela Paz – Anderson Falcão, a presidente do PCdoB em Vila Velha Janice Muniz, Luiz Carlos Oliveira coordenador do CECUN – Centro de Estudos Cultura Negra. Representantes do Moimento LGBT, Religiões de Matriz Africana, Portadores de Necessidades Especiais, Estudantil, Moradia, entre outros, deram sua contribuição ao debate, trocando idéias em torno de um objetivo comum, que é a promoção da igualdade racial, que uma luta de todos, não está restrita aos negros.

Wellington Barros Nascimento