Agentes da Cáritas Brasileiras discutem orçamento e políticas públicas em São Luís

O curso discutirá também controle social e comunicação para a mobilização social. A A Regional da Cáritas no Maranhão tem atualmente inserção em 70% do território estadual.

Cerca de 50 agentes da Cáritas Brasileira, atuando nas Cáritas Diocesanas em municípios do interior do Maranhão, encontram-se hoje (18), amanhã e depois, para a segunda etapa do Curso de Políticas Públicas, onde discutirão temas como políticas e orçamentos públicos, controle social e comunicação para a mobilização social, entre outros.


“Esta segunda etapa do curso é continuidade de um processo já iniciado. A grande maioria dos agentes já participou de outros momentos de capacitação nestas temáticas, que serão agora aprofundadas”, explica Ricarte Almeida Santos, Secretário Executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e coordenador do processo.


A Cáritas Brasileira Regional Maranhão, além do secretariado em São Luís, atende mais de 70% do território maranhense, através do trabalho articulado de oito Cáritas Diocesanas. Trabalha a proteção e promoção dos direitos humanos atuando em temáticas como Economia Popular Solidária e Controle Social, entre outros.


“A formação de nossos agentes é uma preocupação constante. Atualmente, com o drama das enchentes vivido por milhares de irmãos no Estado, nossas atenções se voltaram para essas emergências, mas um processo não deve atrapalhar outro e discutir políticas públicas com esse quadro trágico é bastante oportuno”, afirmou Ricarte.


(Zema Ribeiro, da Assessoria de Comunicação da Cáritas Maranhão)