“Belo Horizonte deveria sediar a abertura da Copa'', diz ministro interino do Esporte

Belo Horizonte recebeu a visita do secretário executivo do Ministério do Esporte e ministro interino Wadson Ribeiro que prestou um forte incentivo na sua pretensão de sediar a abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Na minha opinião, Belo Horiz

Durante o evento, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, apresentou à Assembléia Legislativa e a representantes de federações esportivas o projeto de modernização do Complexo Mineirão-Mineirinho e as intervenções que serão realizadas em Belo Horizonte e municípios vizinhos para a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.


 


Modernização



Gustavo Corrêa explicou aos presentes à reunião que a capacidade atual do Mineirão, limitada pelo Corpo de Bombeiros Militar entre 60 mil e 61 mil pessoas, será ampliada para 69.950 espectadores assentos. Para que todos eles tenham visibilidade, o projeto prevê o rebaixamento do piso do campo em 3,5 metros. Ele lembrou ainda as vagas de estacionamento que atualmente atendem a 4.000 carros, serão ampliadas para 10 mil vagas, sendo 8.200 no Mineirão e 1.800 no Mineirinho.


 


Fonte – Secretária de Esporte e Juventude do Governo do Estado
O secretário destacou ainda que o Mineirão receberá cobertura adicional sobre todas as cadeiras, que se estenderá até o limite fosso, e dois telões localizados acima das tribunas principais, com dimensões de 12 x 6,8 metros, em tecnologia LED SMD de última geração, com alto brilho e alto contraste, que assegura boa visibilidade, mesmo com exposição direta à luz solar.


 



Gustavo Corrêa revelou também que o Mineirão receberá 44 cabines para 10 a 12 pessoas; que toda a estrutura de imprensa, sala de aquecimento, sala de treinadores e vestiários serão reformadas de acordo com as determinações da FIFA; que os banheiros femininos serão, após as obras, 96, e os masculinos, 192; e que o estádio terá um sistema de vigilância com vídeo digital, com câmeras internas e externas com suporte giratório e alta capacidade de zoom.


 



Outros investimentos



Gustavo Corrêa lembrou ainda que o Governo de Minas protocolou junto ao Ministério das Cidades a proposta de construção da Linha 3, que ligará a Savassi à Lagoinha, que está investindo também na última etapa das obras de alargamento da avenida Antônio Carlos, e investirá na duplicação da avenida Pedro I e na ligação da Via Expressa à avenida Carlos Luz. Ele destacou também as obras nos 35 quilômetros da Linha Verde, que liga Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.


 



Processo



Gustavo Corrêa explicou aos deputados e representantes de federações o processo de contratação das obras de modernização do Complexo Mineirão-Mineirinho. “Já foram entregues ao governo do Estado os resultados dos estudos de viabilidade técnica e o modelo de gestão do Complexo Mineirão-Mineirinho, realizados pela empresa Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda, contratada pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ)”, destacou o secretário.


 



Segundo ele, foi entregue ao Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 e à FIFA, em 02 de fevereiro de 2009, o projeto básico de engenharia e arquitetura, elaborado pelo escritório de arquitetura internacional, Gerkan, Makg & Partner (GMP), em parceria com o escritório do arquiteto mineiro Gustavo Penna.