Em fim mandato, Tabaré Vázquez tem 56% de aprovação
Mais da metade dos uruguaios (56%) aprova a gestão do presidente Tabaré Vázquez, que está no seu último ano de governo e que mantém sua popularidade em 61%, segundo uma pesquisa divulgada ontem no site oficial da Presidência.
Publicado 17/06/2009 14:08
O estudo da Equipos Mori destacou que o apoio à gestão do atual governo, o primeiro socialista na história do país, alcançou o nível mais alto desde setembro de 2005, ano em que Vázquez assumiu o mandato.
No fim do ano passado, um mesmo levantamento da Equipos Mori demonstrou que a aprovação popular do atual presidente era de 49% e, em fevereiro deste ano, subiu para 53%.
A pesquisa revelou também que o “índice de confiança” da economia é o mais alto desde junho de 2008, com seis pontos positivos, numa escala que vai de -70 à +20.
Sobre como estará a economia do país dentro de um ano, 35% dos entrevistados acreditam que será “melhor ou muito melhor”, enquanto 35% acham que estará igual, 18% preveem uma piora e 12% não souberam responder.
Quanto à atual situação econômica do país, 24% consideram “boa ou muito boa”, 50% regular e 26% “ruim ou muito ruim”.
Os níveis de preocupação pela insegurança pública, desemprego e situação econômica e social se mantêm na mesma ordem e estáveis em relação a medições anteriores, indicou a pesquisa.
Vázquez, que terminará seu mandato em 1º de março de 2010, é médico oncologista e integra a coalizão Frente Ampla, que também lidera as pesquisas de intenções de voto para o próximo pleito. As próximas eleições presidenciais do país acontecerão em 25 de outubro.
Fonte: Ansa