Indígenas querem que parlamentares ajudem a solucionar problemas com a Funasa

O presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da Assembléia Legislativa deputado José Lôbo(PCdoB), acompanhado da vice-presidente Therezinha Ruiz(DEM) e do deputado Liberman Moreno(PHS), reunira

Os indígenas pediram aos deputados presentes ao encontro que se aliem na luta pela demissão  do atual coordenador do Distrito Especial Indigena (Dsei-Am) Pedro Paulo Siqueira e nomeação do índio mura Zé Nilton, da região do Madeira, por conhecer as dificuldades por que passam os índios.


 


 


O cacique mura Antonio Mota garantiu aos deputados que hoje já existem mais de 400 índios, das mais diversas etnias e região do Amazonas, dentro da sede da Funasa e só saem de lá quando for indicado o nome de um coordenador de consenso de todos eles, uma vez que já se sentiram enganados pelo sr. Pedro Paulo que, após acordo feito com eles, garantiu colocar uma pessoa de confiança dos indígenas e não fez. Agora, para evitar de serem novamente enganados resolveram se acampar na sede do órgão e prometeram sair de lá quando for trocado o coordenador.


 


 


Outras lideranças das etnias catuquina, ticuna e sateré também se pronunciaram lamentando à medida que tiveram que adotar, mas sentiram-se obrigados uma vez que seus parentes estão morrendo em suas bases por falta de atendimento médico que não chega até eles que necessitam de remédios, gasolina e transporte.


 


 


José Lôbo, como presidente da Comissão, prometeu promover uma reunião no plenário da Assembléia Legislativa, com a presença das principais lideranças indígenas e representantes dos órgãos envolvidos, para que se possa, com a ajuda de todos os parlamentares, chegar a uma solução mais rápida.


 


 


Ao finalizar José Lôbo lembrou o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão que esteve visitando, recentemente em Santa Isabel do Rio Negro, onde constatou diversas mortes por enforcamentos e durante dois dias foi debatida a questão com o pessoal da Justiça e da Igreja para tentar amenizar o sofrimento dos indígenas.


 


 


Outra preocupação  levantada pelo deputado José Lôbo foi com relação à hepatite A e B, malária e pneumonia que vem acometendo cerca de 3.500 vidas das etnias do Vale do Javari-amazonas devido a falta de assistência por parte da Funasa.



 


De Manaus,


Jerson Aranha


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm