IV Congresso da UEE-AM neste final de semana
“Seguir lutando, desejar vencer e conquistar o novo”. Sob esse lema os estudantes universitários do Amazonas estarão organizados, nos dias 19 e 20, no IV Congresso da União Estadual dos Estud
Publicado 19/06/2009 17:53 | Editado 04/03/2020 16:12
Na programação, consta homenagens aos escritores amazonenses Tenório Teles e Milton Hatoum, a ex-vereadora Lúcia Antony (PCdoB) e ao vereador José Ricardo (PT), por suas atuações na legislatura municipal anterior em defesa da meia passagem. Para abertura do evento, estão confirmados a deputada federal Vanessa Grazziontin (PCdoB), o secretário estadual da Sepror Eron Bezerra (PCdoB), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), a reitora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) Marilene Correa, a reitora eleita da Ufam Márcia Perales e o ator Fidélis Baniwa.
Durante a mesa de abertura também será instaurada a Frente em Defesa da Meia Passagem.
O palco dos debates que definirão as plataformas para o movimento estudantil universitário será o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), antigo Cefet. Pautas como a defesa da manutenção das 120 meias passagens estudantis e a reforma universitária serão apreciadas pelos delegados durante o evento.
Estudantes de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Maués, Tefé, Coari, Tabatinga, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Humaitá estão vencendo as dificuldades geográficas que estão colocadas entre seus municípios e a capital do Amazonas para participar do evento. Em alguns casos, são necessários até 5 dias de viagem de barco para chegar em Manaus.
A UEE-AM vem de um período em que desencadeou fortes campanhas em defesa das conquistas estudantis, sendo que as mobilizações pela manutenção da meia passagem, juntamente com a Ubes e a Usam, se tornou a principal delas.
Além disso, a gestão que está se encerrando nesse congresso realizou o X Encontro dos Estudantes do Prouni, a calourada 2009 na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com a realização do trote solidário, contribuiu nas mobilizações das jornadas de luta de 2008 e 2009, além de outras lutas desenvolvidas nas instituições de ensino superior.
De Manaus,
Anderson Bahia
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm