Vacina contra polio deve imunizar mais de 366 mil crianças no Am

 

A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) deve atingir 366.360 crianças de 0 a 4 anos no Amazonas. A 1ª etapa acontece neste sábado, dia 20,  quando os postos de va

Todas as crianças devem tomar as duas gotinhas da vacina Sabin, que protege contra o poliovírus selvagem, causador da paralisia. A campanha acontece em todo o país e este ano tem como slogan “Não dá pra vacilar tem que vacinar”. Além das unidades básicas de saúde, pontos estratégicos como supermercados, escolas, igrejas e sedes comunitárias irão oferecer a vacina.


 


 


A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Izabel Nascimento, orienta que todas as crianças devem ser levadas aos postos, mesmo que estejam com o cartão de vacinação completo. A vacina só deve ser evitada, segundo ela, em casos muito específicos, como os de crianças com hipersensibilidade conhecida a algum dos seus componentes como a estreptomicina ou a eritromicina.


 


 


Também não devem ser imunizadas as crianças que no passado tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina e aquelas imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou por deficiência imunológica congênita. Izabel informa que a Campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade quanto a importância de continuar vacinando os menores de cincos anos.


 


 


Agecom AM


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm