PCdoB e Codecir no enfrentamento da Chuva
A previsão de chuvas neste inverno é 40% acima da média normal.
Publicado 22/06/2009 14:55 | Editado 04/03/2020 16:58
Foram identificadas as áreas de risco, definido o plano de contingência incluindo alerta, e a comunicação às comunidades da existência do risco. Nas áreas de risco, as previsões são de “instabilidade”, inclusive na “planície”; a “instabilidade inicial”, com monitoramento por parte da Codecir; o “processo de deslizamento de encostas com controle”; e a “instabilidade alta.” Em 2006, foram identificados 677 pontos de risco, todos sob monitoramento permanente, além do controle de produtos químicos perigosos em áreas alagadas. Neste caso, a CPRH é imediatamente informada.
A Defesa Civil compreende ainda atividades de socorro e assistência social, reabilitação e reconstrução das áreas sinistradas. Conta com parcerias da UFPE e da Universidade Federal de Campina Grande. Desde 2006, 4.667 famílias foram beneficiadas pelo Auxílio Moradia do programa. O investimento foi da ordem de R$268.709,115,43. O auxílio é mantido até que haja a relocação da família vitimada pelo sinistro. “Há famílias que passam 4 ou 5 anos recebendo o benefício”, informou.
O Ginásio Geraldão é um dos abrigos disponíveis, comportando mil pessoas. Ela advertiu para as “complicações” do gerenciamento dos abrigos; há o risco de doenças, surge ambiente propício a atitudes promíscuas e há casos de intolerância dos seguranças. A ação da Codecir é permanente, descentralizada, próximas às áreas de risco e com a participação das comunidades. De 84 a 2000, a média de mortes nos sinistros era de 12 a 14 por ano; com a implantação do Programa Guarda-Chuva, em 2001, houve 9 mortes até os dias de agora.
Com a identificação dos riscos, o plano de seu controle é estabelecido de outubro a março; de fevereiro a setembro, há o contingenciamento de recursos com a sinalização do alerta; por último, a comunicação do risco à comunidade.
A exposição de Nina Macário ocorreu na noite desta quarta-feira, no auditório do PCdoB; sob a coordenação do secretário de Ciencia, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti. Compareceram militantes do Partido, em sua maioria de bairros populares. Algumas demandas foram expostas à diretora da Codecir; todas, conforme Bertotti, serão encaminhadas ao Comitê Municipal do PCdoB para o repasse à Defesa. Acordou-se que os militantes, em ação solidária e complementar à da prefeitura, também participarão de mutirões de ajuda às comunidades vítimas do excesso de chuvas.