PCdoB vê politização na CPI da Petrobras

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) participa hoje do Ato Nacional em Defesa da Petrobras, que acontecerá às 6h30 em frente à sede da estatal em Mossoró. Em visita à Redação da GAZETA DO OESTE, o presidente do diretório municipal da sigla, Gutember

De acordo com o dirigente comunista, o problema é a politização das discussões. “O que nós estamos percebendo é uma politização do debate e isso nós não concordamos. O PC do B não é contra a instalação da CPI, mas achamos que ela servirá apenas de palanque político para os partidos de oposição”, analisou o comunista.


 


Gutemberg Dias assinala que partidos como PSDB e DEM estimulam a criação da CPI de forma inconseqüente, na medida em que inevitavelmente trará consequências também para as gestões anteriores ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa CPI inevitavelmente respingará no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e olhe se não atingir também outros ex-presidentes da República”, prevê.


 


O professor universitário e membro da executiva municipal do PC do B, Neto Vale, entende que o próprio Governo Federal dispõe de mecanismos para se investigar irregularidades na Petrobras, sem a necessidade de se instalar uma CPI. “Os líderes partidários de oposição deveriam ter discutido a questão com o Governo Federal, alertar para eventuais problemas que estão ocorrendo e cobrar do governo uma posição enérgica a respeito desta questão”, afirmou Neto.


 


Fonte: Jornal Gazeta do Oeste (19/06/2009)