China já é o maior parceiro comercial da Rússia
China tornou-se o maior parceiro comercial da Rússia nos primeiros quatro meses deste ano, um dado que os dois países consideram promissor para a aproximação política entre ambos. No mesmo período, os chineses também se tornaram o maior parceiro do Brasil
Publicado 24/06/2009 14:43
Após a cúpula entre os líderes do bloco, terça-feira na Rússia, o presidente da China, Hu Jintao, encontrou-se no dia seguinte com o presidente e o primeiro-ministro russos, Dmitry Medvedev, Vladimir Putin, respectivamente. Depois, a delegação chinesa reuniu-se com empresários antes de viajar à Eslováquia.
A Rússia é o principal fornecedor de gás e petróleo à China. “Nós demos início a uma cooperação complexa no setor de petróleo e atingimos um marco importante na esfera da energia”, disse Hu. Ele se referia ao acordo de US$ 25 bilhões para o fornecimento de petróleo da Rússia à China durante os próximos 20 anos por meio de um novo oleoduto.
Elo fraco
Apenas com esse acordo, a China ultrapassou Alemanha e Holanda como o principal parceiro comercial da Rússia nos quatro primeiros meses de 2009. Com a crise, porém, o volume de comércio entre ambos tem caído consideravelmente. O crescimento chinês, superior ao desempenho russo, é um fator que tende a pesar sobre as relações entre os dois lados, segundo Sergei Lusyanin, do Instituto de Moscou para Estudos do Extremo Oriente.
“O elo fraco nas relações é o desequilíbrio entre os comércios chinês e russo. A Rússia exporta matérias-primas, enquanto a China vende maquinário e produtos manufaturados”, comparou. Medvedev, porém, destaca que o comércio entre os dois países atingiu US$ 55 bilhões em 2008.
A informação é do Monitor Mercantil