Documentário sobre fome tenta sensibilizar parlamentares
O cotidiano de três famílias cearenses em situação de miséria, filmado pelo cineasta José Padilha no documentário “Garapa”, foi apresentado em audiência pública, nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados. A audiência integra a campanha nacional
Publicado 24/06/2009 18:18
A deputada Emília Fernandes (PT-RS), que propôs a audiência, explica que, além de mostrar a realidade cruel da fome, que atinge milhões de brasileiros, o objetivo da audiência é sensibilizar os parlamentares para a aprovação da PEC.
A campanha nacional “Alimentação: Direito de Todos”, foi lançada no último Fórum Social Mundial, em Belém, e promovida por entidades da sociedade civil como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O documentário, filmado em preto e branco, acompanha durante 30 dias a luta dessas famílias contra a fome e a miséria. O filme foi premiado com o Urso de Ouro no festival de Berlim. Garapa – a mistura de água com açúcar – é muitas vezes o único alimento de milhões de famílias pobres.
Direito social
A Frente Parlamentar da Segurança Alimentar da Câmara quer aprovar a proposta que inclui o direito à alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição, até outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Alimentação.
O presidente da Frente, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), afirma que o direito à alimentação precisa ser citado na Constituição, como já ocorre com temas como moradia, educação e saúde. “Quando o direito está explícito na Constituição, ele é mais fácil de ser cobrado, seja pelo Ministério Público ou pela sociedade civil organizada”, diz.
De Brasília
Com Agência Câmara