Gilmar Mendes foge do protesto de estudantes e jornalistas no Rio
Estudantes e profissionais de jornalismo protestaram, no dia 23, contra a decisão do STF de acabar com a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Na manifestação realizada em frente à Fundação Getúlio Vargas, no Rio, o Ministro Gilmar Mendes, que fez uma
Publicado 24/06/2009 21:26 | Editado 04/03/2020 17:04
Amparado por um forte esquema de segurança de PMs e guardas municipais, na chegada à FGV, o Ministro teve o seu carro cercado pelos manifestantes.
Portando faixas e cartazes, os manifestantes concentraram as críticas no Presidente do STF. Gritavam palavras de ordem como “Jornalista diplomado é igual a advogado” e lembravam que “jornalista não é capanga”, em referência ao também Ministro do STF, Joaquim Barbosa, que em discussão com Gilmar Mendes, durante sessão no Tribunal, disse que não era um de seus capangas.
Os estudantes se revezavam no megafone e insistiam em chamar o presidente do Supremo de “Gilmar Dantas”, em relação ao banqueiro Daniel Dantas, preso pela Polícia Federal e posto em liberdade por habeas corpus concedido em duas ocasiões pelo ministro.
O repórter fotográfico Alberto Jacob Filho, diretor do Sindicato e presidente da Arfoc-Rio, participou da manifestação vestido de cozinheiro, parodiando a comparação feita por Gilmar Mendes desta profissão com a de jornalista.
Com informações do Sindicato dos Jornalistas do Rio