Moda da agricultura familiar marca presença no Salão do Turismo
O artesanato da agricultura familiar estará presente no 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 1º a 5 de julho, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. As artesãs do Programa Talentos do Brasil terão um espaço especialmente
Publicado 24/06/2009 19:41
No espaço do Talentos do Brasil, a apresentação dos produtos fará referência aos destinos turísticos das cinco regiões brasileiras. As coleções são feitas com matéria-prima extraída da natureza de forma sustentável, entre as quais, palha de buriti, coco de babaçu, fibra de tururi e couro de peixe. Uma vitrine viva irá apresentar modelos com composições de looks, que estarão à venda para os visitantes do Salão ao longo dos cinco dias.
O estande do Talentos do Brasil no Salão do Turismo vai contar, ainda, com um espaço para as artesãs realizarem a customização de camisetas, utilizando técnicas como a do bordado. Esse trabalho, coordenado pelo estilista Renato Loureiro, é uma parceria do MDA com o Mtur e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Loureiro é um dos profissionais que participa do Talentos do Brasil e que contribui no intercâmbio de diferentes saberes, durante oficinas realizadas com as artesãs. O projeto conta com a participação de outros estilistas, designers, arquitetos e artistas plásticos, entre os quais Ronaldo Fraga, Jum Nakao, Iuri Sarmento, Eduardo Rosa, Heloisa Crocco, Adriana Tavares, Tereza Santos e Virginia Scotti.
Talentos
O Programa Talentos do Brasil une atualmente agricultoras artesãs do Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Por meio da participação em importantes salões e feiras do setor de confecção, design, artesanato, agricultura familiar e turismo, em várias localidades do país e do exterior, o Programa proporciona contínuas oportunidades de negócio para os integrantes no projeto.
O Talentos do Brasil foi criado há quatro anos por iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA) em parceria com o Sebrae e o Mtur. A ação conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e da Agência de Cooperação Alemã (GTZ).
Atualmente, o Programa se prepara para uma nova fase, em que está sendo avaliada a ampliação da abrangência das ações para mais grupos de artesãs e outros estados e a adequação dos produtos para inserção de novos itens de artesanato em novos nichos de mercado, sobretudo a rede hoteleira e os restaurantes, visando o mercado do turismo.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social