Obras em três trechos da Transnordestina no Ceará começam em setembro

Desapropriações de terreno dos primeiros 50 quilômetros ficarão prontas no dia 15 de setembro

Os 50 primeiros quilômetros da ferrovia Transnordestina no Ceará começarão a ser construídos no dia 16 de setembro deste ano, segundo o secretário de Infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele. “De acordo com o cronograma, as desapropriações de terreno dos primeiros 50 quilômetros ficarão prontas no dia 15 de setembro, porque no dia 16, começarão as obras”, afirmou.


 


Ele garantiu que não haverá atrasos, que o trabalho do governo estadual é simples, e que não haverá transtornos. A preocupação reflete a exigência do governo federal em acelerar a obra. O trabalho de desapropriações está sendo feito com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Metrofor.


 


De acordo com Adail Fontenele, esses 50 km, estão divididos em três estapas. Serão 20 km do trecho de Missão Velha a Acopiara, outros 20 km do trecho de Acopiara a Quixadá, e os 10 km restantes do trecho de Quixadá ao Pecém.


 


Assim, a Transnordestina Logística, empresa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que detém a concessão da Nova Transnordestina, atuará com três frentes de trabalho. No total, os 527 km da ferrovia no Estado a ser desapropriados serão entregues em abril do próximo ano, segundo o secretário. Hoje, as obras estão concentradas apenas entre Salgueiro (PE), Trindade (PE) e Missão Velha. Informações publicadas ontem no Valor Econômico indicam que a CSN levaria um plano à ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, para acelerar as obras da Transnordestina. O esforço visaria viabilizar a inauguração em 2010. O cronograma preveria que até o fim do ano 15 mil homens devem trabalhar em mais de 15 frentes ao longo da ferrovia. Além das desapropriações, a cargos dos governos dos três estados, o licenciamento de funcionamento, via Ibama, é outra pendência que deve sair até setembro. A Transnordestina vai ligar o porto de Suape a Eliseu Martins (PI) e Pecém com 1.728 km de extensão.