Organização orienta comitês a valorizar filiação via internet
Desde março de 2009 está disponível na página do PCdoB um novo serviço que permite a solicitação de filiação ao partido. No modo anterior o internauta fazia uma pré-filiação. Agora ele preenche a ficha diretamente na internet e conclui sua filiação
Publicado 24/06/2009 12:14
Para ajudar os comitês estaduais e municipais, a Comissão Nacional de Organização está divulgando protocolo em que orienta o trabalho de filiação pela internet. “É importante valorizarmos a atitude séria dos homens e mulheres que nos procuram para filiar-se. Não é pouca coisa pedir o ingresso a um partido político como o nosso”, diz Elaine Guimarães, membro da Comissão Nacional de Organização.
De acordo com a CNO, os processos de estruturação partidária que são indicados pelo Comitê Central “só podem ser exitosos se as instâncias partidárias estiverem de comum acordo com eles, os conheçam bem e os valorizem”.
Segundo Elaine, “todas as direções estaduais devem conhecer e divulgar essa porta de entrada para o PCdoB como também todas as direções municipais das capitais até as cidades mais distantes”.Para ela, “é inadmissível que uma filiação não seja aceita por ter sido feita através da internet, como já ocorreu por desconhecimento da direção local”.
Como ferramenta poderosa que, aos poucos, vai chegando mais próximo da realidade das pessoas, a internet tem sido apoderada e valorizada, cada vez mais, pelo PCdoB. “A rede é mais um instrumento que o partido busca para manter um contato direto com os interessados na nossa política”, explica Elaine.
Segundo dados da CNO, mais de 500 pessoas preencheram o formulário até o momento. “A todos respondemos e enviamos informações sobre os procedimentos de como concluir a filiação assinando a ficha e também indicamos como o filiado pode se envolver com as atividades locais do PCdoB antes mesmo do contato que o comitê local deve fazer para orientá-los sobre a participação na vida partidária”, coloca Elaine.
Ela alerta ainda que “se essas pessoas deram o primeiro passo – valoroso – que foi pedir filiação, cabe às organizações municipais e estaduais fazerem sua parte, buscando criar espaço para participação delas nos debates partidários”.
Veja aqui o protocolo descrevendo os termos de trabalho com a ficha de filiação feita através da página do PCdoB.
Da redação