PCdoB cria direção provisória em Liberato Salzano
Na última sexta-feira, 12 de junho, aconteceu no município de Liberato Salzano uma importante reunião para formação de um núcleo do PCdoB, nesta cidade A reunião foi articulada por Vladimir Maier que é secretário de habitação do município de Sarandi.
Publicado 27/06/2009 19:39 | Editado 04/03/2020 17:11
Neste município, um grupo dissidente do Partido dos Trabalhadores, que apoiou a eleição do prefeito eleito, está debatendo o seu ingresso nas fileiras do PCdoB. Participaram deste encontro o prefeito de Liberato Salzando, que é do Partido Progressista, José Krzyzanski, bem com o seu vice, que é do PMDB, Gílson de Carli. Além desses, também prestigiou a reunião o vereador do PCdoB de Passo Fundo, Juliano Roso e diversas lideranças políticas do PCdoB, PP e PMDB de Passo Fundo, Sarandi e Liberato Salzano.
O Município de Liberato Salzano, situa-se no Norte do Estado do Rio Grande do Sul, na Região do Alto Uruguai. A população atual é de 6576 habitantes, destes, 1066 na área urbana e 5510 na área rural. Atualmente, o município é o 2º maior no Rio Grande do Sul em produção de laranja, tendo a maior área plantada. Liberato Salzano também possui uma grande bacia leiteira, além de inúmeros produtores de fumo e destacada produção de uva. Devido a essa diversidade de produtos, Liberato Salzano vem sendo chamada de “Terra da Diversificação”.
Ao final deste encontro ficou acertado que novas reuniões com o grupo, que é composto de ex-vereadores e fundadores do PT na cidade e sindicalistas rurais. O prefeito José Krzyzanski, colocou a administração municipal à disposição e falou da sua disposição em ter o PCdoB como partido aliado ao governo.
Juliano Roso agradeceu a atenção dada ao PCdoB pelo chefe do executivo e destacou que Liberato Salzano é uma das principais cidades da região do Alto Uruguai, principalmente pela diversificação rural, apoio e incentivo ao homem do campo.
Juliano Roso também vai a Ibirubá
Dando prosseguimento a série de visitas que vem realizando em municípios da Região Norte do Estado, o vereador de Passo Fundo, Juliano Roso esteve, no dia 15 de junho, em Ibirubá, onde tratou da instalação de um comitê provisório do PCdoB.
Juliano Roso também esteve visitando a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, professora Jussara Rodrigues, onde conheceu os projetos da pasta cumpriu agenda junto ao prefeito de Ibirubá, Gustavo Roberto Schoeder. Nesta visita, o vereador Juliano Roso tomou conhecimento dos planos da nova administração e colocou o PCdoB, na figura dos deputados Raul Carrion e Manuel D´avila, à disposição dos pleitos do governo.
Para o vereador, em breve o PCdoB contará com um núcleo na cidade. Juliano Roso, também manteve contato com alunos do campus da UERGS, onde constatou o sucateamento da instituição pelo governo de Yeda Crusius.
Ibirubá, que é um dos principais pólos de metal-mecânica do Rio Grande do Sul, possui hoje, cerca de 19 mil habitantes, destacou o vereador Juliano Roso.
Mauricio Paim