Debates entre trabalhadores desmascaram gestão Aécio Neves
O Fórum Social Sindical de Minas Gerais (FSS) começa, no dia 3 de julho, uma série de debates, para diagnosticar a realidade mineira e a política de gestão do governador Aécio Neves (PSDB). Ao final de nove encontros, será gerado um relatório para as á
Publicado 02/07/2009 20:52
O FSS é formado por 24 entidades, entre elas a CTB-MG. O seminário tem como lema “Desmascarando o Choque de Gestão”. Para os trabalhadores, o governo tucano é baseado na redução de investimentos públicos, e contraditoriamente assentado na exigência de resultados.
No primeiro encontro do seminário “Desmascarando o Choque de Gestão”, será discutida a política educacional. O debate ocorrerá na Sede do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas). Também no dia 3 de julho ocorre outro debate, sobre gestão e finanças públicas, na sede do Sindicato dos Fiscais e Auditores da Receita de Minas Gerais (Sindifisco). No início de 2009, o Sindifisco liderou a campanha “Minas protege os grandes contribuintes e penaliza os pequenos”.
Educação, o “telhado de vidro”
No mês de maio, o Plano Decenal de Educação, ainda tramitando, passou por uma sabatina na Assembleia Legislativa mineira. Na ocasião, foram incluídas 250 propostas da sociedade. O debate mostrou forte disparidade entre a visão governista de educação e a dos movimentos sociais.
Segundo o presidente da CTB-MG, Gilson Reis, a política educacional de Aécio Neves está pautada pelos investimentos, o que reforçaria as desigualdades regionais. “Os maiores investimentos devem ficar concentrados nas regiões de vulnerabilidade” afirmou, criticando o sucateamento da infraestrutura e os baixos salários dos profissionais.
Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação em 2008, Minas Gerais foi o único estado do país que não melhorou o desempenho nas primeiras quatro séries do ensino fundamental no ano anterior. Ainda de acordo com o Ideb, o ensino médio mineiro também não apresentou melhora para o mesmo período.
Os dados nacionais fazem da educação um verdadeiro “telhado de vidro” para Minas Gerais. O governo ainda investe em sistemas próprios de avaliação — como o ProAlfa e Proeb. Tais índices indicam uma realidade diversa da constatada pelo Ministério da Educação.
As inscrições para o seminário “Desmascarando o Choque de Gestão” podem ser confirmadas pelo e-mail: nc@sengemg.org.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar ativado para poder visualizar o endereço de email. Os debates ocorrem até o dia 12 de agosto.