Plenária lança 12o Congresso em Florianópolis
A militância deu a largada ao processo de construção do 12o Congresso do PCdoB durante uma plenária dos mandatos comunistas na Câmara da Capital e na Assembléia Legislativa de Santa Catarina
Publicado 02/07/2009 19:22 | Editado 04/03/2020 17:14
A atividade reuniu militantes dos municípios da região metropolitana (Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu) e também de Balneário Camboriu e Itajaí no auditório Antonieta de Barros da ALESC na quarta-feira (1o de julho).
O 12o Congresso do PCdoB acontece entre 5 e 8 de novembro, mas é precedido pelas Conferências Municipais e Estaduais em um intenso processo de mobilização da militância a fim de delinear o projeto de desenvolvimento que o PCdoB defenderá para o Brasil. “A construção do novo programa de luta pelo socialismo também resultará num salto de qualidade para o Partido. Precisamos nos abrir para a sociedade sem abrir mão dos princípios”, observou o presidente estadual Jucélio Paladini.
O vereador da capital Ricardo Vieira, que completa seis meses na Câmara de Florianópolis, manifestou expectativa no processo mobilizatório e ressaltou a importância da contribuição de todos/as os/as camaradas para garantir a realização de um mandato conjunto e plural.
Titular da primeira cadeira comunista na Assembléia Legislativa, a deputada Angela Albino convocou a militância à construção de um projeto autônomo de crescimento partidário. A parlamentar, que assume a vaga na ALESC até o início de agosto, disse que é preciso estruturar o Partido para garantir a vitória eleitoral nas eleições de 2010.
Em suas manifestações, os/as militantes saudaram o momento ímpar vivido pelo partido com o mandato inédito na Assembléia Legislativa, mas enfatizaram a necessidade de organicidade partidária e de aprimoramento do projeto comunista para o Estado de Santa Catarina.
A plenária também foi prestigiada pelo pedetista Rodrigo Bornholdt, que compôs chapa à prefeitura de Joinville ao lado do PCdoB nas eleições de 2008. Em sua saudação, Bornholdt reafirmou a intenção em manter a aliança política com os comunistas.
A data da Conferência Estadual, instância máxima de preparação para o 12o Congresso, será definida após a plenária dos comunistas catarinenses no dia 18 de julho na Assembléia Legislativa e pela reunião do comitê estadual.