Investimento trará para Jaguariúna educação de primeiro mundo
Em visita a deputado, vereador conquista 10 lousas eletrônicas para a rede municipal de ensino. Em breve a cidade de Jaguariúna contará com tecnologia de ponta na Educação. Os professores da rede municipal contarão com o auxílio de uma ferramenta já
Publicado 03/07/2009 13:49 | Editado 04/03/2020 17:18
O uso da lousa eletrônica em sala de aula permite socializar conteúdos entre professor e alunos. E este conteúdo é tão vasto quanto toda a rede de Internet existente hoje, uma vez que enciclopédias, mapas, vídeos e fotos terão acesso rápido e interativo, comandados pelo professor. Com o aparato, eles podem reforçar suas explicações, explicar e corrigir coletivamente os exercícios, propor perguntas e realizar avaliações, tudo por meio da tecnologia.
“As lousas eletrônicas atraem muito mais a atenção do aluno e transformam o aprendizado numa grande brincadeira”, afirma a pedagoga Marilda Mussarra, em entrevista para a Revista Educação. “O professor vai falar sobre geografia, e terá acesso a mapas, fotos e vídeos instantaneamente apenas apontando o dedo”. Conforme explica a pedagoga, a interatividade é o principal destaque das lousas, que já são utilizadas nas melhores escolas do País.
Para que toda esta tecnologia possa se tornar realidade no município, o vereador Edison Cardoso de Sá (PCdoB) esteve em Brasília no início desta semana em uma conversa com o deputado federal Aldo Rebelo, também do PCdoB. Entre os assuntos tratados, o deputado garantiu ao vereador que destinará 10 lousas eletrônicas ao município de Jaguariúna. As lousas serão distribuídas entre as escolas municipais, dando aos alunos uma oportunidade maior de aprendizagem e colocando Jaguariúna em uma posição de destaque na região.
“A tecnologia, os computadores e a internet são uma realidade hoje em nosso cotidiano e não podemos fechar os olhos para elas. Se este equipamento pode melhorar a educação e ainda por cima transformar as instituições educacionais em escolas do futuro, nada mais justo do que lutar para conseguir mais este benefício para Jaguariúna”.
Ele acrescenta, ainda, que uma tecnologia como esta não pode se restringir às escolas privadas. “Por isso precisamos destes equipamentos aos nossos alunos da rede municipal, pois só assim eles terão um maior desenvolvimento e poderão, no futuro, competir de igual para igual com alunos que estudaram em escolas privadas na disputa por vagas de empregos ou em universidades públicas”, salienta o vereador.
Em seu gabinete, o deputado reiterou seu compromisso com o PCdoB de Jaguariúna e prometeu trazer outros recursos para o município. “O custo médio de cada lousa varia de 5 a 10 mil reais e iremos investir cerca de 100 mil reais na aquisição destas ferramentas repassando para o município de Jaguariúna, devido à coligação de nosso partido com a administração de Gustavo Reis”, afirmou o assessor do deputado, Paulo Matheus.
De Jaguariúna, Orlando Flexa