Comunistas participam de curso de formação regional em Goiânia
Promovido pela Escola Nacional de Formação do PCdoB, desde sexta-feira, 03 de julho, comunistas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Distrito Federal participam de curso de formação política – nível II – (Indrodução dos Conceitos Bási
Publicado 06/07/2009 15:40 | Editado 04/03/2020 16:44
Cerca de 35 pessoas participam do Curso de Formação Política – divididos em 5 blocos de estudos e pesquisa (filosofia, Estado-classes, economia política, socialismo e partido) ministrado por professores da Escola Nacional do Partido.
A abertura, realizada na noite de sexta-feira, contou com a explanação do camarada Aldo Arantes – membro do Comitê Central – sobre a Conjuntura Nacional e Internacional, a Crise do Capitalismo e um novo programa socialista para o Brasil, tema do 12º Congresso Nacional do PCdoB.
Segundo Aldo Arantes, o ''Novo Programa Socialista para o Brasil'' tem o objetivo de trabalhar a etapa de transição do capitalismo para o socialismo. ''O rumo é o socialismo, mas antes é o nosso dever, melhorar a vida do povo, distribuir as riquezas, por isso estamos debatendo a criação de um novo programa, não a retificação do velho. Distribuir melhor as riquezas, conquistar o poder político, a luta do novo contra o velho. Garantir um estado democrático com liberdade política e construir uma nova base social, um caminho de transição para o socialismo, um novo avanço civilizatório'', conclui Aldo.
No sábado, a professora Maria Valéria Duarte de Souza falou sobre a importancia do conhecimento dos teóricos para defender a teoria marxista na época atual.
Utilizando o texto: ''Da visão mítica de mundo ao Idealismo Objetivo de Hegel ela apresenta o pensamento Marxista, contrário ao Hegel – para conhecer a realidade temos que negá-la (recusar a sua aparência imediata e buscar seus fundamentos). É a dialética, segundo Marx''. ''Não é o Estado que cria a sociedade civil, mas a sociedade civil que cria o Estado''.
''Marx diferentemente dos outros pensadores faz de seu pensamento uma ação no mundo'', diz Maria Valéria. Também foi apresentada os pilares da obra marxiana ''a perspectiva da revolução, o método dialético e a teoria do valor do trabalho.
No domingo, Silvio Costa, professor de ciências políticas, baseado na temática de Estado-Classes explicou sobre os meios de produção, questão da propriedade, relações sociais de produção, Sociedades: Escravista, Servil, Feudal, Capitalismo, Socialista e Comunista. Além da luta de classes como motor da história, as forças produtivas x relações de trabalho, classes sociais: proletariado, operário fabil e agrícola, burguesia e nobreza.
Nesta segunda-feira, sobre o tema Economia Política, o professor Lécio Morais, baseou sua exposição na Dinâmica do modo de produção capitalista, método da economia capitalista: mercadoria, força de trabalho, teoria da mais-valia, taxa de lucro; Lei geral da acumulação e Crise da superacumulação, crise financeira, neoliberalismo e crise global.
Para esta terça-feira está prevista o tema Socialismo, Socialismo e a experiência da participação da mulher e a introdução do debate sobre Partido com os (as) professores (as): Lúcia Rincon, Edwiges Carvalho e João Guimarães. O tema Partido será retomado na quarta-feira, último dia do curso.
De Goiânia,
Eliz Brandão