Cebrapaz/BA debate integração da América Latina
A integração latino americana e a situação internacional é tema da assembléia convocada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz para esta quinta-feira (9/06), na Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris. “A nossa luta é
Publicado 08/07/2009 17:49 | Editado 04/03/2020 16:20
O evento ainda conta com as participações do ex-secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, Leonel Melo, e do historiador Muniz Ferreira. Entre as principais propostas a serem debatidas, a criação do Banco do Sul para investimentos dos países sul americanos, o que implica na perspectiva de criação de uma moeda única; a construção da União das Nações Sul Americanas – Unasul, englobando os 12 países do continente (excetuando-se a Guiana Francesa, que ainda resiste como colônia da França); e o fortalecimento da idéia de um Parlamento Sul Americano.
O fortalecimento do mercado interno do continente é apontado como fundamental para combater os efeitos da crise e fortalecer as economias nacionais. “A integração e o apoio a governos progressistas são a grande novidade positiva da esquerda a nível global”, opina o deputado. “Precisamos fazer crescer a idéia de um projeto articulado, que torne a América do Sul um pólo econômico, político e diplomático, com força suficiente para fazer frente a outros blocos hegemonizados pelo dólar e à União Européia”, ressaltou.
O Brasil, detentor da maior economia e absoluto em termos de extensão, teria papel fundamental enquanto articulador de todo o processo integracionista. “A idéia é que o país seja mais presente na articulação progressista da América do Sul, adote uma postura mais ofensiva em termos de propostas para a unificação das economias, a criação de estruturas de solidariedade e de uma estrutura comum de defesa”, defendeu Javier Alfaya.
O debate também ambiciona mobilizar a participação da Bahia na primeira Assembléia Nacional do Cebrapaz, de 24 a 26 de julho, no Rio de Janeiro. “A meta é levar, ao menos, 30 pessoas”, adiantou Alfaya.
De Salvador,
Camila Jasmin