Cid Gomes e Luizianne Lins debatem projetos para Fortaleza
Na terça-feira (14), Cid Gomes se reunirá com todos os prefeitos da Região Metropolitana de Fortaleza.
Publicado 08/07/2009 15:33 | Editado 04/03/2020 16:34
O governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins se reuniram nesta terça-feira (7), na Residência Oficial, para discutir projetos para Fortaleza. Os temas debatidos incluíram aterro sanitário Caucaia-Fortaleza, licenciamentos ambientais, saúde, Metrô de Fortaleza, Polo Tecnológico de Fortaleza e balneabilidade de praias. Participaram ainda do encontro os secretários das áreas de cada projeto discutido, bem como o secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; do Gabinete do Governador, Ivo Gomes, e o secretários de Assuntos Governamentais da Prefeitura, Waldemir Catanho.
Durante a reunião, os dois chefes do Executivo defenderam ações para garantir a balneabilidade das praias de Fortaleza. Entre elas estão a identificação de esgotos clandestinos que deságuam na Beira Mar e a realização de um diagnóstico sobre as causas da redução da balneabilidade. Na área da saúde, foram expostos os projetos para ampliação da rede de atendimento na Capital, como o Hospital da Mulher e a aquisição de um hospital pra atender os municípios da Região Metropolitana para, consequentemente, desafogar o IJF.
Quanto à questão do aterro sanitário em Caucaia, Cid Gomes e Luizianne Lins apresentaram as demandas e o encaminhamento do processo e ficou agendada para a próxima terça-feira (14), uma reunião com todos os prefeitos da Região Metropolitana para discutir o assunto. Quanto ao Polo Tecnológico de Fortaleza, foi apresentado o projeto de instalação e os benefícios que ele trará para a população, principalmente para os jovens. Cid Gomes se mostrou favorável e ressaltou que o Cinturão Digital, em implantação no Estado e garantirá acesso à banda larga a 82% da população urbana do Ceará, poderá dar grande impulso ao projeto do Município.
Sobre o Metrô de Fortaleza, o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, mostrou o andamento dos trabalhos, inclusive com a aquisição de 20 trens elétricos – cuja ordem de serviço foi assinada segunda-feira (6) pelo governador -, o rebaixamento da Estação de Parangaba e a conclusão dentro de 15 dias do processo licitatório para a construção da Estação da Lagoinha. Essa foi a sexta reunião entre governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins neste ano.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado