Secretaria de Saúde do Estado reúne hospitais para reforçar controle da Influenza A

Para conter a Influenza A (H1N1) e agilizar e garantir atendimento a pacientes com quadro grave nos hospitais de referência e evitar mortes, o Ministério da Saúde anunciou novas recomendações aos profissionais de saúde e à população. Os pacientes com s

Essa mudança é um dos assuntos que a Secretaria da Saúde do Estado apresentou nesta quarta-feira (08) aos diretores de hospitais públicos da rede estadual e dos municípios e ainda diretores de hospitais particulares.


 


Outra mudança recomendada pelo Ministério da Saúde é a de que somente as pessoas vulneráveis e casos graves serão submetidas a exames laboratoriais para diagnóstico da H1N1. Amostras em casos de surtos localizados também serão testadas. ¨Para promover o uso racional do antiviral e evitar possível resistência ao medicamento, ele será administrado somente aos pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas ou às pessoas que têm maior risco de apresentar quadro clínico grave, de acordo com avaliação médica¨, informa trecho de texto do Ministério da Saúde no site www.saude.gov.br.


 


O Ceará tem seis casos confirmados de Influenza A (H1N1). Não houve necessidade de internação. As pessoas foram orientadas pelos médicos a ficar em casa, com acompanhamento da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado. Há 13 casos sendo investigados.


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado