Comitê Estadual discute temário do 12° Congresso e inicia as conferências
No final de semana (4 e 5) o Comitê Estadual realizou reunião de seu pleno que deu início ao processo de conferências em Pernambuco. Foram abordadas questões relativas à conjuntura política no Estado e ao projeto eleitoral do PCdoB para 2010, o temá
Publicado 10/07/2009 15:49 | Editado 04/03/2020 16:58
No sábado, o membro da comissão política estadual, Marcelino Granja, realizou uma explanação aprofundada sobre o temário do Congresso, onde o assunto foi bastante debatido. Também foi apresentada a proposta de organização, calendário e as etapas da Conferência pelo secretário estadual de organização Macksandro Souza.
No Domingo, com a presença de Ricardo Abreu (Alemão), membro da Comissão Política Nacional e responsável pela frente estudantil, foi pautada a discussão em torno do projeto estratégico para a atuação do PCdoB entre a juventude, tema este que se relaciona com o fortalecimento do Partido proposto nas teses congressuais.
PCdoB Pernambuco inicia sua 16ª Conferência
O Partido realizará de 04 a 06 de outubro a planária final da 16° Conferência Estadual como parte integrante do 12º Congresso do Partido prevista para acontecer também nesse segundo semestre.
A estimativa é que sejam mobilizados aproximadamente 12 mil militantes em 130 municípios. De 14 de julho a 15 de Agosto, acontecem as conferências municipais nas cidades com até 50 mil habitantes. A partir daí até 12 de Setembro, nas cidades com população superior a 50 mil habitantes e, até o dia 20 de setembro nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Para cada 30 militantes reunidos nas assembléias bases municipais, onde será eleito um delegado à plenária final da conferência estadual.
O processo inicia-se com as plenárias de quadros. Esses encontros deram inicio nesta quarta-feira (08), na cidade de Olinda. Logo em seguida, na Região Metropolitana Norte, Cabo e Jaboatão (dia 11), Recife e Agreste (dia 25). As plenárias aprofundam o debate sobre o conteúdo do 12º congresso e coloca a responsabilidades pelo êxito do Congresso nas mãos de um número maior de quadros do Partido. Atos públicos de lançamento do Congresso deverão ocorrer nas principais cidades do Estado.
Para efeito de comprovação de participação no 12º congresso, além de preencher o cadastro, os militantes terão que portar, obrigatoriamente, a Carteira Nacional Militante (CNM). Para os que ainda não a possuam será necessário o pagamento de R$ 2,00 para que seja emitida.
Combinando o esforço entre mobilização extensiva e intenso debate sobre o temário do congresso, estão previstas atividades da Fundação Mauricio Grabois e um mutirão do Curso Básico em Vídeo (CBV), visando reforçar a formação de cerca de 2.500 militantes. A um só tempo, essas iniciativas dão mais qualidade à militância partidária, ajudam a enfrentar a defasagem na luta de idéias e aumentam os laços do Partido com a intelectualidade progressista de Pernambuco.
O debate coletivo e democrático sobre a composição do próximo comitê estadual e comitês municipais, levará em conta a aplicação da nova política de quadros, com ênfase nos critérios de continuidade, renovação e alternância.
De todo esse processo espera-se, ao fim, um PCdoB mais forte politicamente e mais enraizado no seio do povo, com uma estrutura organizada com quadros mais firmes e preparada ideologicamente.
Do Recife,
Elaine de Paula.