Saiba como participar da Tribuna de Debates do 12º Congresso

A Tribuna de Debates consiste no envio de contribuições escritas sobre pontos colocados nos documentos-base que serão discutidos ao longo do processo congressual, cuja plenária final se realiza entre os dias 5 e 8 de novembro no Anhembi, em São Paulo. Até

Para participar da TD é preciso ser filiado ao PCdoB. O interessado deve enviar seus artigos para seu comitê estadual (veja abaixo relação de endereços eletrônicos). Os comitês estaduais terão um responsável pela coleta, que fará também a verificação da filiação do autor.


 


Confirmada a condição de filiado, o texto será remetido para a Comissão Editorial, formada por Liége Rocha, Nereide Saviani e Ronaldo Carmona. Os eventuais textos enviados por carta, manuscritos ou datilografados deverão ser digitalizados pelo comitê estadual para envio por correio eletrônico para a Comissão de Editorial.


 


Uma vez tendo recebido o texto, a Comissão terá até três dias para despachá-lo para a publicação nesta subpágina especial do 12º Congresso, o que será feito conforme a ordem de recebimento. No caso da versão impressa, serão três edições especiais do jornal Classe Operária entre os meses de julho e outubro.


 


Regras para os artigos


 


Cada filiado do PCdoB que queira participar da Tribuna de Debates terá o direito de enviar até três textos, acompanhados de título, com no máximo 6.400 caracteres com espaço em cada texto. Não haverá restrições aos conteúdos, mas, conforme coloca o artigo 42 das Normas Congressuais “é livre o direito de expressão dos filiados e militantes – respeitados a ética partidária e os temas constantes da pauta do Congresso. Não serão publicadas matérias que contenham ataques pessoais a militantes e filiados ou ao Partido”.


 


A avaliação do conteúdo, conforme estes termos, estará a cargo da Comissão de Editorial, que também poderá corrigir possíveis erros de ortografia e gramática.


 


Caso a Comissão Editorial considere haver alguma matéria em desacordo com a regulamentação, a mesma enviará o artigo de volta a seu autor com as observações pertinentes. Caberá ao autor recurso à Comissão Política do Comitê Central caso não acate observações da Comissão Editorial.
 


A TD tem início no dia 15 de julho. Seu encerramento na edição impressa através do jornal Classe Operária será dia 25 de setembro. Porém, a publicação na internet seguirá até o dia 22 de outubro.


 


Fonte: site oficial do 12º Congresso do PCdoB