Atletas da UFMG irão representar o Brasil nos Jogos Mundiais
Os atletas de ginástica aeróbica Juliana Antero e Marcisnei Oliveira, ambos estudantes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, irão representar o Brasil nos Jogos Mundiais, que acontecerão de 16 a 26 de julho, em Kaoshiung, Taiwa
Publicado 15/07/2009 10:09 | Editado 04/03/2020 16:51
A modalidade de ginástica aeróbica reunirá, nos Jogos Mundiais, os sete melhores atletas do mundo mais um atleta do país sede. “Ser selecionado para esta competição já é uma tremenda conquista. Será uma disputa dificílima, de curta duração, e o mínimo erro pode ser fatal. A pontuação de todos os competidores, provavelmente, ficará muito próxima”, diz a professora Kátia Lemos.
A preparação para o desafio é intensa. Os atletas têm treinado por cinco horas diárias, descansando apenas no domingo. Kátia Lemos ressalta ainda que a participação nos Jogos Mundiais só foi possível porque houve quem acreditasse no potencial de Juliana e Marcisnei e decidisse patrociná-los. “O papel da Fundep, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Cemig, enquanto patrocinadores, foi essencial”, agradece ela.
Disputa acirrada
Os Jogos Mundiais são um evento multidesportivo destinado a diversas modalidades que não estão incluídas no programa regular das Olimpíadas. Além de ginástica aeróbica, haverá competições de esportes como jiujistu, caratê, boliche, bilhar, rugby, cabo de guerra, escalada, paraquedismo, e diversos outros.
Diferentemente das Olimpíadas, em que é garantida a participação de todos os países, os Jogos Mundiais reúnem os melhores atletas segundo rankings internacionais. Assim, o evento não garante a presença de esportistas de todas as nacionalidades. Por outro lado, isto torna os Jogos Mundiais mais competitivo.
Tendo início em 1981, os Jogos Mundiais chegam esse ano à sua 8ª edição. Kaohsiung deve receber mais de três mil atletas que competirão diante de um público superior a 40 mil expectadores.
UFMG