Capes anuncia três novas modalidades de financiamento

Três novos programas de financiamento da entidade para estudantes de graduação e pós-graduação do país. Este foi o anúncio feito pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível S

As informações foram divulgadas durante a palestra “O desafio da pós-graduação no projeto estratégico para o desenvolvimento amazônico”, ministrada por ele às 10h30 de terça-feira, durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Manaus (AM). A reunião se estende até sexta-feira, dia 17, no campus na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), zona Sul da capital.


 


 


A primeira medida foi a liberação do “Bolsa Para Todos”, uma linha de financiamento, aberta via edital, que permitirá a todos os estudantes de mestrado e doutorado das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil terem acesso a bolsas para finalizarem seus cursos. Hoje, de acordo com Guimarães, um terço dos estudantes tem emprego e não tem bolsa, outro terço possui bolsa e está sem emprego e um terço não possui nem bolsa e nem emprego.


 


 


A partir de agosto, o edital será disponibilizado, e os estudantes poderão começar a ser beneficiados, conforme anunciou o presidente da Capes.


 


 


A segunda medida diz respeito a um programa voltado para estudantes de graduação. Serão concedidas bolsas de estudo para que os graduandos, durante as férias, possam fazer intercâmbio com centros de pesquisa avançados. A terceira medida se refere a docentes titulados no nível de doutorado e com vasta experiência em pesquisa.


 


 


No âmbito estadual, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) também auxilia os discentes do Estado, com bolsas de variam de R$ 1,3 mil a R$ 2,7 mil, por mês, a mestrandos e doutorandos. Esses valores são os maiores do Brasil, segundo reconhece a própria Capes.


 


 


Agecom AM


 


Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/raioam.htm