“Fator Previdenciário é o pior mal para o trabalhador desde a Ditadura” afirma Paim
O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos ficou completamente lotado (cerca de 400 pessoa) na terça-feira, dia 14, para acompanhar a palestra do Senador Paulo Paim defendendo o fim do Fator Previdenciário.
Publicado 15/07/2009 23:20 | Editado 04/03/2020 17:11
O evento está dentro de um ciclo de palestras que o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul está promovendo em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Paim explicou ao público formado por aposentados, pensionistas, estudantes e trabalhadores em geral, os motivos que tornam o Fator Previdenciário “o pior mal para a classe trabalhadora desde a Ditadura”.
Entres as razões apresentadas pelo Senador está a perda de mais de 40% do valor que o aposentado deveria receber se não houvesse o fator.
O presidente do Sindicato, Assis Melo, defendeu a proposta de Paim e salientou que o argumento de que Lula irá vetar se a Câmara aprovar o fim do fator não se justifica. “São poderes independentes. Os deputados não tem que votar pensando que será vetado pelo Governo Federal. Se o Congresso aprovar, o Lula não vai vetar,” afirmou Assis convocando todos os trabalhadores caxienses para uma mobilização em torno da votação que está programada para o mês de agosto.
Paim disse ainda que “o Senado aprovou por unanimidade o fim do fator. Então seria incoerência a Câmara dos Deputados votar diferente.”
Também participaram da palestra Abgail Pereira, secretaria da mulher da CTB e Jorge Gilberto Leite, presidente da Associação Caxiense de Aposentados e Pensionistas.
Ao final, Paim respondeu perguntas dos presentes e se despediu dizendo que “são mobilizações como essa, com este auditório lotado, que levarão o Fator Previdenciário à extinção.”