Homenagens aos 20 anos de Vanessa  no Parlamento

“Venho armado de amor, para a construção da esperança”. Foi assim que o poeta Thiago de Melo tomou a palavra na festa de celebração dos 20 anos de vida parlamentar da deputada federal Vanessa Grazziot

Vanessa: parlamentar ativa desde 89 “Vanessa se dedicou ao sagrado mandato de lutar para construir uma sociedade verdadeiramente solidária. Aqui e no Congresso Nacional, ela defende o maior manancial de vida do Planeta, o Amazonas”. O poeta destacou também a batalha de Vanessa pela preservação da floresta – mas que ela sirva para aumentar a qualidade de vida dos amazonenses. Disse ainda: “Não te agradeço o amor, porque o amor não se agradece”!


 


 


Em clima de muita emoção e congraçamento, cerca de 1.000 convidados participaram do jantar de comemoração dos 20 anos de atividade parlamentar de Vanessa Grazziotin, em Manaus. Desde o início da noite o casal Vanessa e Eron Bezerra, secretário estadual da Produção Rural, recebeu as pessoas que acorreram ao evento. Gente do mundo do trabalho e empresarial, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e seu Vice, Omar Aziz, prefeitos de vários municípios do Amazonas, secretários estaduais, as reitoras de duas universidades, Marilene Correia (UEA) e Márcia Perales (UFAM), trabalhadores da área cultural e o general Marco Aurélio, comandante da XII Região Militar da Amazônia, amigos e camaradas de seu Partido, como o presidente em exercício do PCdoB, Renildo Calheiros, Wadson Ribeiro, representando o Ministro do Esporte Orlando Silva, Wagner Gomes, presidente nacional da CTB, suas colegas de bancada federal Perpétua Almeida (AC) e Jô Moraes (MG), o escritor Márcio Souza e o acima citado poeta Thiago de Melo, renderam suas homenagens à trajetória de luta de Vanessa.


 


 


Mandatos nasceram das luta



Na verdade, essa caminhada s
teve início em 1979/1981, quando Vanessa participou do movimento estudantil através do Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas, e um ano após foi eleita presidente do DCE da UFAM e depois dirigente sindical na APPAM e CPB. Em 1988 foi eleita para seu primeiro mandato de vereadora em Manaus, em seguida reeleita em 1992.


 


 


Em 1996 conquista o terceiro mandato como a vereadora mais votada para a Câmara Municipal e em 1998 se elege deputada federal. Em 2002 reeleita deputada federal, Vanessa obteve a segunda maior votação proporcional do país: quase 200 mil votos. O ano de 2004 foi o de sua candidatura à prefeitura da capital, alcançando um destacado terceiro lugar. E 2006 marcou a reeleição para o seu terceiro mandato federal. Em 2007 foi indicada para coordenadora da bancada do Amazonas na Câmara e presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.


 


 


Durante esta trajetória muitas conquistas foram atingidas, como o projeto da meia-passagem, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a fábrica de produção de medicamentos, o combate à grilagem, a valorização do salário mínimo, a defesa da Zona Franca de Manaus e o início da construção do gasoduto Coari-Manaus.


 


 


Valorizar a floresta



Durante as homenagens, o governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, recuperou a história destes últimos 20 anos, para dizer que muita coisa mudou de lá para cá, dizendo que “reconquistamos a liberdade e a democracia perdidas durante o regime militar. Hoje, entretanto, outras lutas se impõem”, afirmou ele, mostrando que no caso da Amazônia “precisamos valorizar a floresta, mas em função daqueles que tomam conta da floresta! Valorizar os amazônidas, que cuidam da floresta, dos animais, das aves, da biodiversidade”.


 


 


O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, por sua vez, destacou que “o Brasil é o quarto país do mundo em extensão territorial e o segundo subsolo mais rico do Planeta, com 20% de toda a água doce existente na Terra. Enquanto nosso povo fala uma língua só, não convivemos com lutas separatistas e problemas étnicos.”
Renildo, entretanto, apontou para a necessidade de o país voltar a crescer mais, atacando as desigualdades sociais e regionais, como Vanessa vem lutando no Congresso Nacional em relação à região Norte. Ele aproveitou a ocasião para levar o abraço do presidente licenciado do PCdoB, Renato Rabelo, à homenageada da noite.


 


 


Várias personalidades marcaram presença na festa, como o deputado Francisco Praciano, do PT, Átila Lins e, Lupércio Ramos, ambos do PMDB, o presidente da Assembleia Estadual do Acre, Edvaldo Magalhães, Lúcia Antony, presidente em exercício do PCdoB-AM, Antonio Levino e Antonio Carlos Brabo, respectivamente presidentes do PCdoB estadual e municipal, o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, presidente da Associação dos Prefeitos do Amazonas, entre outros presentes. Emocionada com todas as manifestações de reconhecimento por sua dedicação ao povo, ao Amazonas e ao seu ideário socialista, Vanessa agradeceu a cada uma das pessoas que ali estiveram presentes, dizendo que a luta pela construção de uma sociedade mais fraterna está apenas começando. Enquanto ela discursava um grupo de jovens da União da Juventude Socialista, a UJS, puxava a palavra de ordem: “Mulher trabalhadora, Vanessa senadora”!


 


 


De Manaus,
Pedro de Oliveira


 


Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm