Lula Morais destaca premiação da Unesco ao presidente Lula

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou nesta terça-feira (14/07), durante sessão ordinária da Assembléia Legislativa, a concessão do prêmio Félix Houphouet-Boign ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela Organização das Nações Unidas pa

Conforme o parlamentar, dentre as 23 personalidades mundiais que receberam o prêmio até hoje, estão os ex-presidentes da África do Sul e dos Estados Unidos, Nelson Mandela e Jimmy Carter, respectivamente. Lula Morais lamentou que o acontecimento não tenha recebido a devida importância pela imprensa nacional.


 


Outro acontecimento narrado por Lula Morais, ocorrido na mesma semana da premiação, foi o que ele denominou de “farsa” da premiação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Segundo o parlamentar, Serra teria divulgado em propaganda partidária premiação recebida pela Organização Mundial da Família (WFO), em Genebra, por seu trabalho à frente do Ministério da Saúde. Ocorre que conforme informações veiculadas no blog Viomundo “quase não há referências à organização na internet”. “É apenas uma das milhares de ONGs ligadas a ONU espalhadas pelo planeta”, reiterou ele.


 


O parlamentar citou ainda uma série de “inverdades” que estariam contidas na propaganda partidária do PSDB em que aparece o governador, e que foram reveladas pelos blogs. No blog Viomundo, por exemplo, o deputado Lula Morais disse que constava a informação de que o governador se apresenta como o “Pai dos Genéricos”, quando na verdade, segundo desmentiu o blog, seria o médico Jamil Haddad.


 


Energia


 


Lula Morais comemorou ainda a oficialização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), criada com a finalidade de investigar os ajustes tarifários da energia elétrica do Brasil, pelo presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB-SP). Ele considerou a instalação da comissão investigativa de extrema relevância, “pois vai aprofundar as artimanhas e as conseqüências que a privatização fez com o setor de energia brasileiro”. “A tarifa do Brasil é uma das maiores do planeta, estando a frente de países mais ricos do mundo”, rechaçou, comunicando que o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) comporá o colegiado fiscalizador.


 


Em aparte, o deputado Dedé Teixeira (PT) reforçou as comemorações do prêmio concedido ao presidente Lula na Europa. Ele ressaltou “a humildade com que ele recebeu esse prêmio, que é um dos mais outorgados em defesa da paz. Hoje o mundo inteiro se volta para essa estratégia”, disse, acrescentando que o grupo G8 garantiu recursos para redução da fome e da pobreza no mundo.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL