Vant poderá ser usado na Copa de 2014
Um projeto arrojado e inovador, executado por professores e alunos de Engenharia Mecatrônica, Elétrica, Mecânica e da Computação da Escola Superior de Tecnologia, cuja missão é a nacionalização dos co
Publicado 15/07/2009 18:37 | Editado 04/03/2020 16:12
O Vant, uma tecnologia antes utilizada apenas por militares em combate, pode ser empregada também em missões civis de reconhecimento aéreo, monitoramento e mapeamento de recursos naturais, redes elétricas, dutos de petróleo, monitoramento de fronteiras, aplicações na agroindústria em combates a pragas e, principalmente, na segurança pública, fiscalização e controle de queimadas.
De acordo com a Reitora da UEA, Marilene Corrêa, a aquisição da tecnologia foi incluída nas diretrizes políticas do Ministério da Defesa, que exigiu da empresa Indiana Shoghi Communications Ltd, responsável pela fabricação do veículo aéreo, que toda a parte interna do produto fosse nacionalizado. Perante as exigências do MD, a Shoghi atribuiu à UEA a implementação desta nova tecnologia, com conclusão do projeto previsto para 2011. ''A UEA foi recomendada à empresa pelo cônsul honorário da Índia no Brasil Élson Barros Gomes Junior'', completou.
O projeto vai auxiliar no desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus. Segundo o coordenador da equipe, professor Marivan Gomes, a empresa Shoghi Communications Ltd instalará uma das suas sedes no Polo para a fabricação de produtos de segurança, inclusive o Vant´s.
O Veiculo Aéreo Não Tripulado veio da Índia para estudos e pesquisas. Com peso de cerca de dez quilos, uma envergadura de um metro e meio, o Vant é feito de metal e utiliza tecnologias de Sistema de Posicionamento Global (GPS), Câmera com transmissão de Rádio Freqüência, Sensores, Estabilizador e Softwares embarcados.
Agecom AM
Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm