CTB elege nova diretoria no Maranhão

A seção estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MA) tem uma nova direção eleita no II Congresso Estadual.

A eleição aconteceu no dia 19, por aclamação, na sede do Sindicato dos Bancários, em São Luís, no encerramento do II Congresso Estadual da nova central sindical. Júlio Rego Guterres, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Serviço Público do Estado do Maranhão e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e Maria do Socorro Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mirinzal) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foram eleitos e empossados, respectivamente, presidente e vice-presidente.


Mais de 300 delegados representando sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos de dezenas de municípios de todas as regiões do estado participaram do evento. A maioria desses sindicatos integra a base sindical do PCdoB e do PSB no estado.  A direção da seção estadual da CTB do Maranhão eleita e empossada é composta de 33 cargos, incluindo o Conselho Fiscal. O mandato é de quatro anos. Coube ao PSB a indicação de 10 nomes. Os demais foram indicações do PCdoB (18) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que indicou dois.


“Hoje demos um passo histórico e importante no processo de consolidação da CTB no Brasil. Já somos a quarta maior central e a maior força rural do País. Com menos de dois anos de existência, conseguimos nos organizar em todos os estados brasileiros”, afirmou Joilson Cardoso, secretário Sindical nacional do PSB e secretário nacional de Políticas Sindicais e Relações Institucionais da CTB.


(Assessoria)