Kirchner inicia diálogo nacional e recebe o adversário Macri
A presidente da argentina, Cristina Kirchner, receberá nesta terça-feira (21) o chefe do governo da Cidade Autônoma de Buanos Aires, o adversário político Maurício Macri, com quem inicia uma rodada de diálogos com governadores das 24 províncias do país
Publicado 21/07/2009 11:56
O encontro está previsto para ocorrer na Casa Rosada, sede do Executivo, e a pauta deve girar em torno da situação econômica em cada distrito do país.
Macri é o líder do partido de centro-direita Proposta Republicana (PRO), e um dos potenciais candidatos à presidência da oposição. Nas recentes eleições parlamentares, os candidatos de Macri ficaram em primeiro lugar na cidade de Buenos Aires. Na província de Buenos Aires, seus aliados do peronismo dissidente também derrotaram os candidatos a deputado do governo, entre eles, o próprio marido da presidente,
Néstor Kirchner.
Foi exatamente o resultado desfavorável nas urnas que fez com que o governo decidisse propor a abertura de um diálogo nacional, com todos os atores da vida do país. Sem maioria no Congresso, a gestão Kirchner se empenha em manter boas relações, já que terá que negociar para aprovar seus projetos e reconstruir sua influência com vistas às eleições presidenciais.
Aliados de Macri reconhecerm como positiva a iniciativa do governo, ao avaliar que esta prática será útil para recosntruir o vínculo entre a cidade e a nação. As prioridades de Macri na reunião são as discussões sobre segurança, transporte e acesso a financiamento nacional para a capital.
A presidente também iniciou o processo de conversas com empresários e sindicatos para formar o Conselho Econômico e Social, fórum com o qual o governo pretende colher opiniões e discutir maneiras de enfrentar a crise.
Com Prensa Latina