PCdoB de São Caetano promete manifesto contra aumento de IPTU
Protesto acontece no próximo sábado na Praça das Figueiras
Publicado 23/07/2009 13:51 | Editado 04/03/2020 17:18
O PCdoB de São Caetano promete realizar no próximo sábado, dia 25, um ato na praça das Figueiras, no bairro Nova Gerty, contra a aplicação da lei que altera a Planta Genérica de Valores dos terrenos na cidade e que foi aprovada pela Câmara no último dia 3. O presidente do diretório municipal da legenda, Jander Cavalcanti, disse que vai reunir cerca de 50 militantes e também pessoas não diretamente ligadas ao partido para a distribuição de uma carta-manifesto (veja abaixo o conteúdo da carta) contra a medida. O movimento foi batizado de “Alerta São Caetano! Querem aumentar nossos impostos”.
“Não podemos ir contra a lei porque ela já foi aprovada e sancionada, o que vamos fazer é uma mobilização popular para que ela não seja aplicada”, avaliou Cavalcanti, que se baseou em matéria do Jornal REPÓRTER de São Caetano do Sul, publicada no último dia 4. A publicação trouxe uma simulação de um cálculo feito pelo gabinete do vereador Gilberto Costa (PP) que estima variações entre 55% e 448%. Como a Planta Genérica é usada para o cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), nos cálculos do parlamentar o reflexo nos carnês pode chegar a 150%.
Cavalcanti disse que, além de distribuir o material informando sobre os reflexos da medida, também tentará um carro de som para percorrer os principais bairros da cidade. “A população ainda não tem a idéia do que isso pode significar, se não fizermos esse movimento ela só vai ficar sabendo no ano que vem quando receber o carnê do IPTU”, comenta. “Vamos tentar uma pressão popular para que a lei não seja aplicada”, finaliza Cavalcanti.
MANIFESTO
“Alerta São Caetano! Querem aumentar nossos impostos!”
Cidadãos de São Caetano, não bastasse o aumento de 12,60% no IPTU e na Planta Genérica no período 2008/2009, a nossa Câmara de Vereadores aprovou Lei de iniciativa do prefeito José Auricchio Jr. que determinou alteração na Planta Genérica de Valores do Município. Na prática a planta mexe com os valores venais dos imóveis da cidade e é usada para calcular o valor do IPTU. Segundo o jornal ABC Repórter esse valor dos imóveis com a nova Lei tem variações de 55% a 448%.
Cidadãos, apenas dois vereadores, Gilberto Costa e Edgar Nóbrega foram contra uma medida tão absurda da Prefeitura. Veja o que diz o combativo vereador Gilberto Costa ao Jornal ABC Repórter: Segundo cálculos do vereador Gilberto Costa que votou contra a medida, os imóveis na cidade terão, em média, aumento de 150% do IPTU. “No ano passado já votei contra a atualização das alíquotas, em pleno momento da crise, não concordo com essa maneira de sair da crise, enfiando a mão no bolso do trabalhador”.
Cidadãos, a Prefeitura diz que a nova Planta é para promover a justiça fiscal. Entretanto, justiça fiscal para a atual administração significa aumentar os impostos. Até parece que o prefeito se encontra em outro mundo, enquanto o nosso povo clama por menos imposto, o atual prefeito faz o inverso: aumenta a carga tributária do município. Perguntar não ofende: será que o prefeito necessita de mais dinheiro para pagar os banheiros de custos altíssimos denunciado pelo vereador Edgar Nóbrega?
O PC do B de São Caetano do Sul convida os Partidos Políticos comprometidos com a cidadania e a Sociedade Civil Organizada para ingressar no movimento: “Alerta São Caetano! Querem aumentar nossos impostos!”, por entender que não tem cabimento, em plena crise econômica, quando os Governos Federal e Estadual reduzem impostos para gerar emprego e renda, o nosso prefeito de forma contraditória, dá uma tungada no bolso de seus munícipes. Nossa luta é:
PELA NÃO APLICAÇÃO DA LEI E CONTRA QUALQUER AUMENTO DE IMPOSTOS EM NOSSA CIDADE!
Fonte: Jornal ABC REPÓRTER