Amazônia poderá ser disciplina obrigatória nas escolas do Brasil

A Câmara dos Deputados enviou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, uma indicação para que seja criada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a obrigatoriedade da disciplina Amazônia no

Segundo a parlamentar, é do conhecimento público que a biodiversidade da região vem sendo ameaçada há anos pelos assentamentos irregulares e pela expansão da fronteira agrícola, pecuária e mineral.


 


 


” Diante disso, estou convencida sobre a oportunidade e a urgência de que seja criada uma disciplina, em caráter obrigatório, voltada exclusivamente às questões amazônicas, nos currículos do ensino fundamental e médio, tanto em escolas da rede pública como na particular”, justificou a deputada.


 


 


Para ela, os estudantes brasileiros precisam conhecer a Amazônia como uma região que precisa ser preservada e desenvolvida de forma sustentável. Assim, na opinião dela, o Brasil dará mais valor a esse patrimônio que é do povo brasileiro.


 


 


Na sua justificativa, a deputada também alerta que a disciplina será fundamental para o aprimoramento do conhecimento. “Além de abrigar a maior biodiversidade do planeta, tanto em termos de espécies vegetais e animais, como também de espécies da flora e da fauna microbianas, essa gigantesca riqueza florística, faunística e florestal, se caracteriza por uma multiplicidade de outras riquezas singulares, a saber, geomineralógicas, hidrográficas, pedológicas e antropológicas.”


 


 


A deputada diz ainda que se acresce a esse quadro a enorme fragilidade da região, nos seus ecossistemas em função de suas próprias peculiaridade climáticas. “Pode-se afirmar então que a Amazônia precisa ser entendida na sua complexidade, como também seriamente protegida contra o desmatamento e de outras formas de desequilíbrios ambientais”, defendeu.


 


 


De Brasília.


Iram Alfaia


 


Ouça a rádio Fronteira Vermelha  http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm