Novos hospitais, policlínicas e CEOs se destacam nas oficinas do Plano Plurianual

O fortalecimento da assistência à saúde de média e alta complexidade, com a  construção de dois hospitais regionais em Sobral e no Cariri, 16 Centros de Especialidades Odontológicas, 21 policlínicas, obras e equipamentos para 33 hospitais pólos e 65

Iniciadas em julho, no Cariri, sob coordenação da vice-governadoria e da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), as oficinas fazem o monitoramento das ações e projetos prioritários do Governo do Estado e colhem subsídios para o PPA 2010-2011.


 


Além do Cariri, já foram realizadas oficinas nas regiões Centro-Sul e Maciço de Baturité. O processo de revisão do PPA prevê a realização de outras 11 oficinas até o mês de setembro e do III Fórum Estadual, no dia 8 de outubro, com o objetivo de fortalecer a integração do governo nas regiões, prestar contas das ações executadas em 2008 e discutir a revisão do PPA para os anos 2010-2011. Com influência no planejamento do Orçamento Público Estadual, o PPA tem reflexos na definição das prioridades de investimentos do Governo.


 


Durante as oficinas, a Seplag apresenta o painel de controle dos programas do Governo e a execução orçamentária de 2008, enquanto técnicos dos diversos órgãos estaduais apresentam as políticas executadas por cada setor. Os participantes reúnem-se em plenárias setoriais, que agrupam duas secretarias. A Secretaria da Saúde divide a plenária com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e cada uma apresenta um painel. Após os debates, a plenária formada por representantes da sociedade, sugerir a inclusão de novos programas no PPA ou alteração de programas já executados. As plenárias finais de cada oficina regional elegem os delegados para o III Fórum Estadual.


 


Já em agosto, a Assessoria de Planejamento e Gestão do SUS da Secretaria da Saúde inicia a proposta orçamentária do setor para 2010, paralelamente à revisão do PPA e já com base nos resultados das oficinas. A revisão será concluída após a realização do III Fórum Estadual, em 8 de outubro.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa