Mais de 500 participam do 2º Encontro da CTB Bahia

Líderes políticos e mais de 500 delegados e delegadas de todo estado participaram do primeiro dia do 2º Encontro Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia.

Unidade para vencer a crise é o tema do evento, que começou nesta sexta-feira (31/7), no Centro de Convenções, em Salvador, onde as discussões prosseguem até a tarde deste sábado. Na pauta, a construção de um plano de lutas, além da eleição de uma diretoria e da delegação para o Congresso na Nacional da CTB.

O Encontro começou com a exibição de um vídeo com a retrospectiva da trajetória da CTB Bahia neste pouco mais de um ano de fundação, relembrando a participação da entidade em quase todas as mobilizações do movimento social. “A CTB é o resultado do processo de transformação do movimento sindical, que tomou consciência de que a luta dos trabalhadores não deve ser apenas pelos direitos trabalhistas, mas também pela transformação da sociedade. A luta da CTB Bahia é bem mais ampla. A CTB é garra, luta e determinação. A CTB é a união dos trabalhadores da cidade e do campo na busca da garantia dos direitos de todos”, declarou o atual presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo, na abertura do Encontro.

O presidente da CTB Nacional, Wagner Gomes, também falou sobre a importância da unidade entre as centrais sindicais para garantir uma bandeira única de luta dos trabalhadores. ''A CTB veio para fortalecer os trabalhadores e trabalhadoras do país, sendo plural e democrática. Estamos fazendo todo um esforço para unir as centrais sindicais para o fortalecimento da luta de toda a classe trabalhadora, uma demonstração disso é a mobilização em torno da redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário, onde a união das centrais está fazendo toda a diferença'', reforçou Gomes.

Pluralidade

A pluralidade da CTB ficou evidente durante a abertura do Encontro, com a participação de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central Geral dos Trabalhadores Brasileiros (CGTB) e da Conlutas. As deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB), o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) e o secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos, também levaram sua saudação aos participantes do evento. Representando o governador Jaques Wagner, Vasconcelos reafirmou o compromisso da Agenda Bahia do Trabalho Decente, no combate ao trabalho escravo, na erradicação do trabalho infantil, promoção e garantia da segurança e saúde do trabalhador, e promoção da igualdade.

Durante a tarde, o Encontro abriu espaço para a discussão sobre a democratização da mídia, tema amplamente discutido pelo movimento social, desde a convocação da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). “A luta pela democratização da mídia não é de interesse apenas dos especialistas e profissionais da área. O acesso à informação e a cultura é um direito humano e não pode ser controlado por poucas empresas ou famílias. Toda a sociedade precisa se mobilizar para mudar esta situação. Precisamos garantir que todos possam ter uma informação sem manipulação e os trabalhadores têm um papel muito importante nesta luta“, afirmou Julieta Palmeira, secretária de Comunicação do PCdoB Bahia e integrante da Comissão Pró- Conferência de Comunicação.

Como exemplo da importância dos sindicatos para quebrar o monopólio da mídia, Julieta Palmeira lembrou do dia em que a Polícia Militar invadiu o campus da Universidade Federal da Bahia e agrediu estudantes que cobravam a cassação do mandato do senador Antonio Carlos Magalhães, acusado de violar o painel do Senado. “A Rede Bahia, de propriedade de ACM, não divulgou as imagens, obrigando a Rede Globo a pedir as imagens gravadas pelo Sindicato dos Bancários da Bahia para exibi-las nacionalmente. Esta é melhor prova que nós temos de que é preciso lutar pela democratização da mídia. Na Bahia um só grupo controla vários meios de comunicação”, ressaltou.

Julieta Palmeira concluiu sua intervenção conclamando todos os presentes a uma militância pela democratização da mídia e a participar das etapas preparatórias municipais e estaduais que elegerão os delegados e delegadas para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, convocada pelo Governo Federal para dezembro.

O 2º Encontro da CTB Bahia prossegue neste sábado(01/08) com a definição do plano de lutas para os próximos dois anos, a eleição da nova direção da entidade e a escolha da delegação para o Congresso Nacional da CTB, marcado para o período de 24 a 26 de setembro, em São Paulo.

De Salvador,
Eliane Costa