Olinda comemora primeiro curso de direito do país

Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Olinda comemora hoje (10) e amanhã (11) 182 anos do primeiro curso de Direito implantado no país. Até 1827, os filhos das elites que desejassem se tornar bacharéis em Direito eram obrigados a estudar na Europa, enquanto o país carecia de magistrados para ocupar os cargos do poder judiciário, necessidade que se ampliou bastante desde a transferência da família real para o Brasil.

O então Curso de Ciências Jurídicas e Sociais de Olinda foi criado através de Carta de Lei assinada pelo Imperador em 1827 e inaugurado no ano seguinte, no Mosteiro de São Bento. Essa história será lembrada com uma serie de atividades, como shows, exibição de filme e palestras, que pretendem preservar um legado da nossa cultura e tratar do ensino superior no Brasil. Os eventos serão realizados pela Prefeitura de Olinda nos dias 10 e 11 de agosto e contam com o apoio de diversas entidades, entre elas a UNE, OAB e UEP.

Confira a programação:

Dia 10 de agosto

19h-Palestra no Fórum de Olinda(Vara do Júri) com o professor Palhares M. Reis.

Encerramento com a Banda Sinfônica Juvenil de Permanbuco.

Dia 11 de Agosto

15h -Debate na AESO. Assunto: Regulamentação do Ensino Superior com o Reitor da UFPE Amaro Lins.

15 às 16h- Visitação aberta ao Mosteiro de São Bento.

18h- Missa com Abade Dom Felipe no Mosteiro de São Bento.

19h -Apresentação dos Meninos do Coque / Local: Mosteiro de São Bento.

19h30 -Exibição do Vídeo em comemoração aos 70 anos da União Nacional dos Estudante da UNE.

21h- Encerramento com show da Orquestra Contemporânea de Olinda e da banda Pastuco. Local: pátio do Mosteiro de São Bento.

Fonte: Site do vereador Luciano Siqueira