Sem categoria

Bachelet critica conflitos internos dos partidos chilenos

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, condenou hoje os conflitos internos ocorridos nos partidos de seu país. Para ela, este quadro demonstra que o verdadeiro sentido da política está sendo "confundido".

A mandatária ressaltou que a situação não afeta apenas a Concertación, coalizão da qual faz parte e que governa o Chile há 20 anos. Nos últimos anos, cinco senadores e oito deputados deixaram a agremiação.

"Na Alianza, observam-se candidatos que se agridem para matar, sem perceber que, se você está na política, é para melhorar o mundo", ressaltou Bachelet, referindo-se à coalizão Alianza por Chile, que mudou de nome e agora é chamada de Coalizão pela Mudança.

"O partido é um instrumento. O sentido da política foi confundido", disse a presidente. "O grande desafio é recolocar o essencial por cima dos interesses pessoais."

Bachelet falou também de seu governo, que chega ao fim neste ano. As eleições presidenciais estão marcadas para 13 de dezembro, e as pesquisas indicam como favorito o empresário Sebastián Piñera, candidato da opositora Coalizão pela Mudança. Um dos fatores apontados como causa ao fato de Eduardo Frei, postulante governista, não estra à frente dos sondagens é justamente a divisão existente dentro da Concertación.

Na opinião da mandatária, sua administração não entrará para a história apenas por ter sido a primeira de uma mulher, mas pelas políticas de proteção social.

"Se há algo que tenha marcado este governo, é a identificação profunda com os problemas das pessoas", ressaltou ela.

Fonte: ANSA