Sem categoria

'Festa' na educação: blog desconfia de edital do governo Serra

O blog NaMaria News, que trata de temas educacionais, publicou texto no qual questiona os objetivos de um edital emitido pelo governo paulista, para contratar empresa organizadora de eventos ligados à pasta da Educação. O edital detalha centenas de itens que devem fazer parte destes "eventos educacionais". A lista vai de enxoval de luxo a holofotes, dignos de megaeventos que lembram os grandes comícios de campanhas presidenciais. Talvez esta semelhança explique os objetivos do edital.

Veja, abaixo, a íntegra do texto postado no blog NaMaria News

Serra e Paulo Renato: Eventos para uma perfeita Educação

Atenção, empresas de eventos festivos de gigantesco porte e afins!

Conheçam a mais nova medida governamental a fim de incrementar o âmbito educacional do Estado, sabidamente portador do mais alto nível de excelência: o pregão presencial de tomada de preços 36/1881/09/05. Lançado em DO no dia 14 de agosto, em nome do Diretor Administrativo e Financeiro, Senhor Ary Pissinato, e do seu Gerente de Suprimentos, Sr. Antonio Henrique Filho, obviamente ambos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, objetivando o Planejamento, Organização, Produção e Execução de Eventos.

O Secretário de Educação Paulo Renato Costa Souza, juntamente com o Governador José Chirico Serra, ao que parece, desejam trazer os Rolling Stones, ressuscitar o Michael Jackson, receber o Roberto Carlos – ou algo do gênero que o dedicado Governador de SP realizou nos umbrais do Metrô Anhangabaú, em homenagem aos seus amados Nordestinos, na figura de seu finado e recentíssimo amigo íntimo de infância, Luiz Gonzaga.

Se não vejamos, a troco de qual bárbara hipótese o edital poderia prever a necessidade de palcos de pequeno, médio e grande porte com iluminação e som compatíveis, tendas piramidais, ambulâncias UTI e básicas, geradores, banheiros químicos, canhões de luz e de fumaça, máquinas de jogar papel picado, fotógrafos e videomakers profissionais etc.? Por que haveriam de querer brigadistas de incêndio, seguranças, motoristas, copeiros, garçons…? O troço, amigos, promete ser de arromba.

Pais, alunos, professores – ou apenas convidados VIP’s em geral? Fiquem tranqüilos, o nosso Governador e seu Secretário previram transporte para todos em VAN’s, em micro ônibus executivos (com no máximo 5 anos de fabricação), em carros 1.8 e 1.0 (3 anos, 4 portas, com ar condicionado, é claro). Também não se preocupem, pois se vierem ou forem para longe da Capital, poderão se hospedar em hotéis 4 estrelas (recomendados pelo Guia 4 Rodas), com direito a diárias completas. Caso não ocupem uma das suítes hoteleiras, estando apenas de passagem, não sofrerão necessidades ou fome, já que estão previstos cardápios abastecidos de finíssimos e variegados acepipes e beberagens, para quaisquer dietas.

Entre um showmício e outro, vai que dá na cachola de Don Serra proferir uma de suas palestras concorridíssimas sobre economia, para 100 ou 3 mil pessoas? Vai que ele ou os seus queiram anunciar mundialmente novas medidas de gestão, lançar novas assinaturas de periódicos ou revistinhas ou publicações educacionais internas? E se quiserem comemorar as maravilhas de algum dos seus projetos pedagógicos que funcionam perfeitamente na teoria? Pode ser que queiram comemorar os magníficos resultados do SARESP obtidos pelo Estado? Não há problema. Estão previstos auditórios 3 ou 4 estrelas dos mais diversos tamanhos, acompanhados, é claro, dos respectivos coffee break, sempre adornados com naturais arranjos florais campestres, para tornar a atmosfera mais auspiciosa.

Não há necessidade de levar canetas, pastas, papel, já que tudo será graciosamente ofertado – juntamente com as camisetas coloridas e brancas, bonés, mochilas, pins, adesivos, cartazes, folders… Tudo será nitidamente visto, pois que usarão telões e projetores poderosos. Em se havendo reuniões privadas de cúpula ou grupos de trabalho, as aconchegantes salas anexas estarão à espera, guarnecidas com equipamentos de informática última geração, telefones e tudo mais. Caso venham convidados estrangeiros, José Serra e Paulo Renato Souza querem que todos os recados sejam compreendidos perfeitamente, portanto estarão lá tradutores/intérpretes do Inglês, Francês e Espanhol. O bom gosto imperará, já que até o enxoval de cada ocasião foi escolhido à altura dos padrões educacionais públicos paulistas.

Tudo, absolutamente tudo, foi previsto para que os 30 eventos mensais (necessidade básica), sejam eles quais forem, obtenham um arraso de sucesso estrondoso – afinal, Educação de qualidade é isto mesmo, uma festa por dia.

Vamos aguardar ansiosos pelo nome da empresa vencedora do certame, que ocorrerá dia 27 de agosto. Atentemos mais ofegantes ainda, para saber quantos milhões estão reservados para isto.

O povo ficará feliz em notar que cada item proposto no Edital 36/1881/09/05 será pago com o dinheiro do contribuinte (vide tabelas no documento acima). Isto é José Serra 2010.

PS- O mesmo edital com outro número (52/0408/08/05) deveria ter sido aberto dia 5 de janeiro passado, mas acabou sendo adiado sine die em 23/dezembro/2008. Vai ver não era época propícia, faltavam certames complementares. Estava em nome dos nossos já conhecidos Presidente Fábio Bonini Simões de Lima e de sua Supervisora de Comunicação e Assuntos Institucionais, a Sra. Márcia Rachel Busch. Caso queira comparar um e outro edital, verá que o mais recente foi revisto e ampliado. Bastante ampliado. Para o bem de todos.

A íntegra dos editais pode ser conferida diretamente no blog NaMaria News http://namarianews.blogspot.com/