Sem categoria

Unegro faz ato de desagravo a vítima de racismo nesta sexta

Nesta sexta-feira (11/9) a União de Negros pela Igualdade (Unegro), em conjunto com outras entidades do movimento de combate ao racismo, promove ato de desagravo a Januário Alves de Santana (foto). O motivo da manifestação é cobrar posturas do Carrefour e do governo estadual diante da série de atos racistas do qual Januário foi vítima no último 7 de agosto.

No dia 07 de agosto o segurança Januário Alves de Santana foi espancado por seguranças da Nacional de Segurança Ltda contratados pelo Carrefour e acusado por esses seguranças e soldados da Polícia Militar de tentativa de roubo do próprio carro. Para agravar a situação, a polícia, quando acionada pela família de Januário, negou atendimento e tratou a vítima como criminoso. Veja a matéria sobre o caso aqui.

Em resposta, o Movimento Negro de São Paulo organiza ato nesta sexta-feira (11/9), a partir das 15h, em frente à sede nacional do Carrefour. As entidades convocam "todas as pessoas que não concordam com atitudes racistas" e cobram providências "imediatas" do Carrefour e do Governo José Serra, conforme convocatória divulgada por mensagens eletrônicas. Além das entidades do movimento negro, assinam a convocatória também as centrais sindicais e a Frente Estadual Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial.

O presidente da Unegro-SP, Manoel Júlio Vieira, o Julião, cobra respostas incisivas das autoridades e dos responsáveis pela discriminação: "exigimos ações afirmativas que valorizem o ser humano independente de sua cor , sexo, origem de nascimento e medidas que previnam a incidência de ações semelhantes".

Serviço:

Ato de desagravo a Januário Alves de Santana
Quando: 11 de Setembro às 15 horas
Onde: Rua George Easman, 280 – Sede Nacional do Carrefour (próximo à Ponte do Morumbi)
Como chegar ao local:
Ônibus Real Parque 6418-10
Na Rua Riachuelo, 70 – Largo São Francisco