Protógenes participa de ato público em defesa dos aposentados

Em rápida passagem por Salvador, onde participou de ato público em defesa dos segurados da Previdência Social, o delegado afastado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, falou ao Vermelho pouco antes de subir ao palco para cumprir mais um compromisso na capital baiana: prestigiar o show do cantor Gerônimo, à convite do próprio artista.

 “Pode publicar a notícia no site: convidei o Gerônimo para entrar no partido e ele aceitou. Coloquei-o em contato agora, por telefone, com a Executiva Nacional do PCdoB e ele vai se filiar”, afirmou Protógenes, minutos antes da batida do ixêjá abafar o som da entrevista. Confira na íntegra:

Vermelho – O que te trouxe aqui à Bahia?

Protógenes Queiroz – Vim à Bahia para participar de alguns eventos. Um no ato público coordenado pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Força Sindical, Cobape (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e também pela Aepetro (Associação dos Empregados da Petrobras) para demonstrar a insatisfação do tratamento que a Superintendência do INSS vem dando aos segurados aposentados aqui na Bahia, em especial o setor de perícia, que não vem tratando os aposentados e trabalhadores acometidos de alguma enfermidade com isenção. Então, foi mesmo para me solidarizar com essa causa dos aposentados baianos que eu compareci ao ato, aceitando o convite para demonstrar a minha solidariedade a essa causa, haja vista que, desde a época do governo neoliberal do PSDB, os aposentados vêm sofrendo varias diminuições e desgastes, subtraindo as conquistas dos operários da ativa, quando eles vêm para a inatividade. Eu saí de lá e, agora à noite, vou participar de um encontro com Gerônimo, nas escadarias da Igreja do Passo. Participei mais cedo de uma missa aqui na Igreja de São Francisco, também a convite, e vou participar também de uma palestra na Faculdade Hélio Rocha com alunos do curso de Comunicação.

V – Como tem sido a aceitação e recepção da população e das esferas do Poder Público, em suas viagens pelo país, após o anúncio da sua filiação ao PCdoB?

Protógenes – A adesão ao PCdoB foi muito bem vinda. Eu entendo que houve uma soma, uma união muito forte; não é só do Protógenes, é todo um trabalho que nós desenvolvemos ao longo de mais de 10 anos e, também, recebendo toda a solidariedade do povo brasileiro, que se unificou nessa luta de combate à corrupção, de combate ao desvio de recurso público, de resgatar a ética, a moral, o respeito aos símbolos nacionais e, sobretudo, a Constituição da República. E essa luta vem, cada vez, aumentando. Por onde eu passo, tenho praticamente chamado toda a população a essa união. Então, são verdadeiras multidões de pessoas que tem se unido em torno do trabalho que eu represento hoje, no Brasil, para travar uma luta política de construção de um país mais digno e mais justo. Eu estive recentemente em Garanhuns, recebi a mesma manifestação; até fui saudado com o clamor público de Presidente da República (Rs), o que me surpreendeu. Isso dá mais responsabilidade, até recebo com muita humildade essa manifestação. Eu acredito que, para o Partido Comunista do Brasil, é uma conquista muito grande e, inclusive, também trazendo muitas pessoas querendo se filiar ao PCdoB. Está havendo filiações maciças no estado de São Paulo. Eu estive em Santa Catarina, também com muitas filiações, até com inauguração de um diretório do PCdoB que antes não existia na cidade de Barra Velha em. Aqui na Bahia mesmo, participei ontem de um jantar de solidariedade a mim, na casa dos companheiros da Aepetro, e eles anunciaram um evento pra filiação de aproximadamente mais de 500 pessoas aqui em Salvador.

V – Você já definiu qual o cargo a que pretende concorrer nas eleições de 2010?

Protógenes – Não. O mandato vai ficar definido a partir de três meses antes da eleição e deve ser coordenado pelo PCdoB, para ver qual o destino melhor para o povo brasileiro que nós vamos integrar.

De Salvador,
Camila Jasmin