Economia sergipana criou 2.270 novos empregos em agosto

Sergipe foi responsável pela geração de 2.270 novos empregos com carteira assinada no mês de agosto. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), emitido pelo Ministério de Trabalho e Emprego, foram divulgados nesta quarta-feira, 15, e mostram o melhor resultado mensal verificado no ano.

Durante o mês foram realizados 8.272 admissões e 6.002 desligamentos. Os números do Caged mostram ainda que pela primeira vez, desde janeiro, o estado passa a apresentar saldo positivo da criação de empregos ao longo do ano. Em 2009, entre demissões e novas contratações, Sergipe conseguiu criar 1.941 vagas com carteira assinada. Já nos últimos 12 meses, o estado gerou 6.840 novos empregos formais.

Os destaques do mês de agosto foram os setores de serviço, responsáveis pela criação de 815 novos empregos, e a indústria de transformação, que gerou 509 vagas. As áreas de construção civil (434 empregos), comércio e agropecuária (244 vagas cada) também contribuíram os números divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Segundo o governador de Sergipe, Marcelo Déda, o resultado do Caged mostra que a decisão do Governo do Estado de priorizar o corte de custeio para preservar os investimentos foi acertada. “Ao garantir a manutenção de recursos para as obras, conseguimos movimentar diversos setores da nossa economia. O resultado disso é que ao longo do ano o número de empregos criados foi aumentando consideravelmente. Tenho certeza que os resultados dos próximos meses serão ainda melhores”, destacou.

Setores

De acordo com o assessor econômico do Governo de Sergipe, Ricardo Lacerda, os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram a recuperação de setores fundamentais para a economia do estado. “A taxa de crescimento dos empregos formais em Sergipe no mês de agosto foi superior a média do país. A indústria de transformação, sobretudo os setores de calçados e de alimentos, que durante grande parte do ano demitiram muitos trabalhadores, agora voltaram a contratar. Outro ponto importante é o aumento no emprego no campo com o retorno do plantio da cana-de-açúcar”, destacou o economista.

Para Ricardo Lacerda, o levantamento feito pelo Caged revela ainda a retomada das contratações no comércio e a firmeza do setor da construção civil sergipano. “Os resultados mostram que o estado enfrentou a crise econômica gerando empregos. Para os próximos meses podemos esperar números ainda melhores para todos os setores”.