Presídios piauienses recebem medidas de segurança contra gripe A

A Secretaria da Justiça encaminhou aos diretores de presídios do Piauí a Nota Técnica do Ministério da Saúde e do Departamento Penitenciário Nacional com orientações específicas para os centros de detenção e instituições prisionais para evitar a pandemia da gripe.

Presídios e gripe A - Reprodução

A Nota Técnica, também, visa garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais e a proteção da saúde e segurança dos detentos, agentes penitenciários e policiais militares que fazem a guarda externa dos presídios. O documento contém orientações gerais para a prevenção de infecções respiratórias e medidas de limpeza e desinfecção do ambiente.

Dentre as recomendações principais estão manter as mãos limpas, não compartilhar objetos e evitar aglomerações dentro dos estabelecimentos penitenciários (veja lista de recomendações abaixo). A Secretaria da Justiça iniciou as ações preventivas para evitar a ocorrência do vírus H1N1 (gripe A), em abril deste ano, no auge da divulgação de informações sobre contágio pela nova gripe com várias ocorrências no Brasil.

A secretária da Justiça, Cleia Maia, reuniu-se com a coordenadora de Saúde nos Presídios, Albaniza Félix, e determinou a adoção de medidas para evitar a ocorrência da nova gripe nos presídios do Piauí. A coordenadora encaminhou profissionais de saúde que trabalham nos presídios para participarem do Protocolo sobre Gripe A que será realizado pela Fundação Municipal de Saúde.

No último dia 28 de agosto, foi realizado um treinamento sobre a nova gripe aos profissionais de saúde, diretores de penitenciárias e agentes penitenciários. O médico Ricardo Soares, da Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, realizou o treinamento junto com a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Lígia Borges.

Ao destacar as ações de saúde desenvolvidas pela Secretaria da Justiça, a secretária Cleia Maia enfatizou que, também, está sendo divulgada a portaria expedida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre as medidas de prevenção do vírus da gripe A.