Sem categoria

Recontagem de votos pode levar meses no Afeganistão

A recontagem de centenas de milhares de votos duvidosos das presidenciais de 20 de agosto no Afeganistão levaria seis semanas e, no caso de um segundo turno, este não se realizaria antes de março de 2010, anunciou um responsável da Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral Independente (CEI), encarregada de contar os votos e dar os resultados, explicou esta situação à Comissão de Queixas Eleitorais (EEC), encarregada de investigar as fraudes, e aguardava esta resposta para saber quais as medidas a tomar, disse o seu vice-presidente, Daud Ali Najafi.

A CEI entregou na última terça-feira (15)os resultados provisórios da eleição que aconteceu há um mês, e que dá a maioria absoluta ao atual dirigente, Hamid Karzai, com cerca de 55% dos votos.

Todavia, Karzai não pode ser proclamado oficialmente reeleito senão no final da investigação e da recontagem dos votos suspeitos de 2.500 sessões eleitorais, ordenada pela ECC.

Se um número suficiente for invalidado, os dois mais votados serão submetidos a um segundo-turno, provavelmente Hamid Karzai e Abdullah Abdullah. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros obteve menos de 26% dos votos, segundo os resultados provisórios.

Com agências internacionais