Em clima de emoção, Chico Lopes recebe Medalha Paulo Freire

Agradecendo emocionado as homenagens recebidas neste 2009 em que comemora 70 anos de idade e destacando a disposição de seguir lutando pela educação de qualidade. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) recebeu na noite de segunda-feira, 21/9, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, a Medalha Paulo Freire, concedida a personalidades, instituições e iniciativas que se destacam ao trabalhar por melhorias no setor educacional.

Homenagem Chico Lopes

Além de Chico Lopes, a Comissão de Defesa do Direito à Educação e o Projeto Nascente, ligado à Universidade Estadual do Ceará, também receberam a distinção.

Conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, a solenidade de entrega da Medalha Paulo Freire lotou o plenário da Casa. Entre outros que fizeram questão de cumprimentar Lopes e os demais homenageados estiveram a vereadora Eliana Gomes, representante do PCdoB no Legislativo municipal, o vereador Guilherme Sampaio (presidente da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer, responsável pela outorga da Medalha Paulo Freire) e o deputado estadual Artur Bruno. Os secretários de Cultura do Ceará, Auto Filho, e de Fortaleza, Fátima Mesquita, representaram as duas instâncias do Poder Executivo na solenidade.

"É uma honra poder entregar a Medalha Paulo Freire, a principal comenda oferecida pela Câmara Municipal de Fortaleza aos educadores, ao deputado Chico Lopes, que é um dos homens mais admirados de nosso Estado. E sempre teve a educação como um dos eixos principais de sua trajetória política", declarou Guilherme Sampaio. "A valorização do professor e a presença constante da educação na pauta do governo passam por sua atuação política, sempre com simplicidade e bom-humor".

O professor e deputado Artur Bruno se associou ao destacar a luta de Lopes por avanços no setor educacional em Fortaleza e no Ceará. "Não há homenagem mais justa a se fazer nesse Estado que ao deputado Chico Lopes", enfatizou. "Chico Lopes tem quilômetros de passeatas em favor dos professores. Juntos levamos borrachadas, apanhamos da polícia. Você é um homem do parlamento, Lopes, mas nunca se afastou dos movimentos sociais".

Agradecimentos

Em seu discurso de agradecimento, Chico Lopes destacou a importância de a Câmara Municipal de Fortaleza seguir destacando iniciativas e instituições ligadas à educação e cumprimentou os demais agraciados com a Medalha Paulo Freire este ano. Emocionado, dedicou a medalha à mãe, Francisca Lopes, lembrando que mesmo analfabeta deixou lições inesquecíveis, através de valores como honestidade e solidariedade. Recordou ainda os muitos embates travados na Câmara Municial de Fortaleza, quando de seus três mandatos como vereador, em prol da educação pública de qualidade.

"Foram anos de vitórias e derrotas, nessa missão de representar as causas populares, mas de muita aprendizagem e de alguns resultados concretos que muito nos orgulharam: na defesa da meia entrada cultural, do pagamento mais justo dos tributos municipais, de políticas públicas mais atentas ao bem-estar das pessoas, em áreas como transporte, moradia, saúde. A defesa do consumidor foi outra bandeira que empunhamos nesta casa – de certo modo, de forma pioneira – e que hoje encontra uma enorme repercussão na sociedade", lembrou Chico Lopes.

"E, claro, a educação, esta área na qual militamos há tanto tempo, sempre descobrindo que, quanto mais se faz, mais parece haver por fazer. E é bom que seja assim, principalmente para nós, professores, que costumamos ser inquietos e sempre nos questionamos sobre como podemos melhorar, dentro e fora da sala de aula, em prol de nossos alunos", acrescentou.

"Lembrar Paulo Freire é, enfim, saber que cada um de nós pode ser melhor, voar mais alto, chegar mais longe. É reconhecer a importância de se trabalhar mais e mais pela educação. É compreender que ela é essencial para toda sociedade que se pretenda minimamente justa, digna, fraterna, e para toda pessoa que queira chegar mais longe em sua própria caminhada e nos contextos coletivos em que se insere. É renovar nossa certeza de que, apesar das pedras no caminho, vale a pena lutar pela educação".

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE

Fotos: Carlos Alves