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Rio 2016: Voluntários ajudam campanha na internet

O comitê de candidatura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Rio-2016, pediu aos seus voluntários para divulgar sua imagem em sites especializados na disputa pela Olimpíada. A campanha faz parte de uma "guerra de informação" na internet entre as cidades postulantes: Chicago, Madri, Rio de Janeiro e Tóquio.

São três as páginas alvos das concorrentes: "Inside the Games", "Games Bids" e "Around the Rings". Os sites cobrem a disputa pela sede olímpica de 2016, que será decidida em 2 de outubro, em Copenhague, por membros do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Duas delas contam com pesquisas, que perguntam aos internautas qual seria a melhor sede para os Jogos. Rio-2016 conclamou voluntários a votar.

Por e-mail, a gerente de voluntários Paula Hernandez pediu que eles votassem no Rio nas pesquisas do "Games Bids" e do "Inside the Games".

"Nesses últimos dias, é fundamental mostrarmos força no maior número de frentes possível. Duas delas, pesquisas em sites especializados, têm grande repercussão no Mundo Olímpico. Ou seja, com apenas alguns cliques, nossa candidatura pode ganhar ainda mais corpo e confiança", escreveu.

O Rio-2016 informou que as cidades concorrentes também adotam esse procedimento.

Segundo o editor da Inside The Games, Dunkan Mackay "Chicago também encorajou seus apoiadores", contou ele, que viu falha de Tóquio e Madri, que não fizeram o mesmo.

De fato, Chicago tem 49% da preferência, com o Rio em segundo com 47,3% dos 22 mil votantes. No site "Games Bids", Tóquio lidera com 46,9%. O Rio vem em segundo, com 45,14%.

"A pesquisa não é científica, e não deve ser vista desta forma", explicou Robert Livingstone, do "Games Bids". "Mas, claramente, os resultados podem empurrar um ou outro com alguma publicidade."

As candidatas também anunciam nos sites especializados. O Rio paga propaganda nos dois sites que têm pesquisas. As rivais também já fizeram o mesmo em algum momento.

Os sites ainda têm rankings que indicam os favoritos na corrida olímpica. O Rio é o líder no "Games Bids" e Chicago lidera no "Around the Rings".

Os editores negam qualquer relação entre as propagandas e o conteúdo informativo. "Não temos ligação com nenhuma cidade-candidata", afirmou Livingstone. "Temos um diretor comercial que lida diretamente com os anunciantes e que não tem controle sobre a parte editorial", informou Mackay.