Cultura: Projeto de Eliana Gomes é aprovado por unanimidade

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) fez, na quarta-feira (23), um apelo a Prefeitura de Fortaleza para que seu Projeto de Indicação, criando o programa "Mestre da Cultura Popular Municipal" seja transformado em mensagem prefeitural e retorne ao plenário. A proposta enfatiza a memória viva dos fazeres e saberes dos grandes mestres da cultura fortalezense.

Eliana Gomes

Segundo a vereadora comunista, o projeto propõe que homens e mulheres que desenvolvem importantes trabalhos culturais possam ter um meio de sobrevivência, por meio de um salário vitalício. "É o reconhecimento público e a forma de devolver ao povo simples, modesto de Fortaleza, que continua cultivando em suas vidas, os valores da tradição e do passado", justificou.

O indicativo foi aprovado por unaninimidade e subscrito por diversos vereadores e vereadoras presentes.

Em aparte, o vereador Iraguassú Teixeira (PDT) destacou o papel do Mestre Pio que ensina o "Bumba Meu Boi" na região do Pirambu. "É um exemplo de uma vida dedicada a cultura popular de nosso povo. Atualmente ele está prejudicado pela falta de um local para desenvolver seus ensinamentos, por conta da Lei do Silêncio", afirmou.

Fonte: Câmara de Fortaleza